Ensino_EducacaoBasica

Programa Nacional de Alimentação Escolar ganha destaque em seminário

postado em 01/06/2017 18:42

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, representou o governo brasileiro durante importante seminário internacional realizado nesta quinta, 1; de junho, em Pequim, na China. ;A nutrição e o futuro: cinco anos de melhorias na nutrição da China; foi o tema do encontro, que reuniu ministros de educação de vários países, representantes de organismos internacionais ; como a ONU ;, especialistas e estudiosos.
A experiência bem-sucedida do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) ; que completa 62 anos em 2017 ; foi a base da palestra que Pinheiro proferiu, com o tema ;Melhorias da nutrição em todo o mundo: lições aprendidas;. Ele falou sobre a percepção brasileira no trabalho de assegurar e garantir nutrição à criança por meio da alimentação escolar.

;Os ni%u0301veis de educac%u0327a%u0303o de um pai%u0301s esta%u0303o diretamente ligados a%u0300 qualidade desta mesma educac%u0327a%u0303o;, destacou o presidente do FNDE. ;Quando digo qualidade, quero dizer professores bem remunerados e motivados, bom ambiente escolar e, acima de tudo, um aluno sauda%u0301vel. Com isso em mente, o governo brasileiro tem aprimorado o Programa Nacional de Alimentac%u0327a%u0303o Escolar.;

Pinheiro também ressaltou o empenho do ministro da Educação, Mendonça Filho, e do presidente Michel Temer em fortalecer, cada vez mais, o Pnae citando a decisão de aumentar em até 20% o per capita que é distribuído aos alunos da rede pública brasileira.

Programação

A visita ao país asiático ainda não se encerrou. Pinheiro e Rodrigo Rossi, assessor especial da presidência do FNDE, serão recebidos por autoridades da Secretaria Permanente de Educação da China, no próximo sábado. Entre os assuntos que serão tratados durante esse encontro, destacam-se a Década da Nutrição, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), com foco nas ações desenvolvidas pelo Pnae para este período; currículo escolar e métodos de avaliação chineses; e estratégias para garantia de uma alimentação saudável e política de escolas em período integral em Hong Kong.

Pnae

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

São atendidos pelo programa mais de 41 milhões de estudantes, distribuídos nas mais de 156 mil escolas da rede pública. O montante compreende alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público).

[VIDEO1]

Portal MEC

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação