O que você tem a ver com a corrupção? A pergunta abre margem para importante diálogo na sociedade, mas é, na verdade, o nome do projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Secretaria de Educação nas escolas públicas da rede.
Em maio, professores e alunos foram convidados a participar de palestras sobre questões importantes no combate ao tema. Ao total, houve 49 encontros para 6 mil estudantes. A programação segue durante todo o ano letivo.
O objetivo é simples: conscientizar sobre a importância do exercício da cidadania com atitudes de honestidade no dia a dia.
Para a gerente de Programas e Projetos Especiais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Marília Magalhães, embora o tema corrupção seja bastante explorado pela mídia, grande parte dos alunos acredita que apenas os políticos cometem atos ilícitos.
;Os jovens ficam surpresos ao identificar, em seu cotidiano, pequenas corrupções. O projeto promove o debate sobre situações como não furar fila, não falsificar a carteirinha de estudante, devolver o troco corretamente, não comprar produtos sem nota fiscal, entre vários outros exemplos.;
As instituições de ensino interessadas em receber o projeto devem se inscrever por meio do site do . Em 2016, 48 escolas participaram da iniciativa, 90 palestras foram ministradas e 17 mil estudantes foram atendidos.