O gabarito da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017 foi divulgado na tarde desta terça-feira, 20, juntamente com a íntegra dos cadernos de provas. Os estudantes que quiserem consultar o material devem acessar o site da . As provas foram realizadas no dia 6 de junho e a segunda fase está programada para 16 de setembro. A premiação será separada para as escolas públicas e privadas.
A novidade desta edição é que a competição também foi aberta para estudantes das escolas particulares. Também a partir deste ano a Obmep, que conta com apoio do Ministério da Educação, acontece de forma integrada com a Olímpiada Brasileira de Matemática, conhecida pela sigla OBM. Em 2016, foram 17,8 milhões de inscritos que representaram 99,6% dos municípios brasileiros e 47 mil escolas. Um aspecto importante da Obmep é o reconhecimento dos alunos que não venceram, mas tiveram bom desempenho na competição. Além das 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, outras 45 mil menções honrosas foram distribuídas entre os participantes na última edição.
De acordo com Claudio Landim, diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e coordenador nacional da Obmep, o intuito das Olimpíadas é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a matemática, sendo isso mais importante do que a conquista de medalhas. ;Essa olimpíada é concebida não para alunos que conheçam a matemática. Mas, ao contrário, visa despertar o interesse do aluno e mostrar que a matemática é muito mais ampla do que o que é ensinado na escola. A prova é concebida de modo que o aluno possa resolver as questões sem saber muita matemática, só com um pouco de lógica, raciocínio e criatividade;, detalha.
De acordo com ele, é justamente isso que tem ajudado a reverter certa dose de antipatia que muitos estudantes ainda nutrem pela disciplina. ;Temos inúmeros casos de pessoas que descobrem vocação para área de exatas pela prova;, disse. As ações da Obmep vão além da prova e também têm foco na formação de alunos e professores, visando a solução de problemas. Isso porque, segundo Landim, ;a grande missão da olímpiada é melhorar a qualidade do ensino da matemática nas escolas.;
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