A Comissão de Educação discute nesta manhã proposta que reajusta anualmente as bolsas concedidas pelos órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e pesquisa (PL ). O debate foi sugerido pelo deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB).
Cunha Lima esclarece que, após um período de sucessivos reajustes, os valores das bolsas não são modificados desde abril de 2013. ;É um longo lapso de tempo, comprometendo significativamente o seu papel em assegurar a tranquilidade dos estudantes e sua dedicação a seus programas de formação;, afirma.
O parlamentar lembra que a política de formação acadêmica, científica e tecnológica é estratégica para o País. ;O impacto de medida precisa ser debatido, tanto em relação aos seus benefícios como às condições de sua sustentabilidade;, conclui.
Debaredores
Foram convidados:
- o presidente-substituto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Geraldo Nunes Sobrinho;
- o diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), José Ricardo de Santana;
- a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader;
- a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz;
- o presidente da Associação Nacional dos Centros Universitário (Anaceu), Arthur Sperandéo; e
- a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Andréa Barbosa Gouveia.