Ensino_EducacaoBasica

Greve geral deixa escolas públicas sem aula

Sinpro-DF afirma que cerca de 80% das escolas aderiram ao movimento. Reposição das aulas ainda não está definida

Talita de Souza *
postado em 30/06/2017 11:17

Diretora do CEM Setor Oeste, Ana Maria Gusmão, disse que a escola cancelou a aplicação de  provas por causa da paralisaçãoA greve geral nacional desta sexta-feira (30) mudou a rotina dos estudantes brasilienses do ensino público do Distrito Federal. Além da ausência dos professores, convocados para a paralisação e ato na Praça do Relógio pelo Sinpro-DF (Sindicato dos Professores do Distrito Federal), o não funcionamento do transporte público ajudou a esvaziar as escolas. O Sinpro-DF informou que cerca de 80% das escolas estão paralisadas ; o número exato será divulgado no fim do dia. A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE/DF) informou que não dispõe de levantamento com o quantitativo de unidades escolares paralisadas, professores em greve e alunos sem aulas. Na rede pública, são 450 mil alunos matriculados. A pasta ressalta que os professores têm autonomia para optar em aderir ou não ao movimento.

[SAIBAMAIS]O intenso movimento cotidiano do Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB) contrastou com o deserto em que amanheceu nesta sexta (30): apenas dois alunos compareceram às aulas. Segundo o vice-diretor Fernando Damiano, esse é um recorde de ausência. ;A falta dos alunos está relacionada tanto à falta da circulação de ônibus quanto à adesão dos alunos ao movimento. Nossos estudantes dependem do transporte público e toda vez que a categoria dos rodoviários deflagram paralisação, temos um desfalque nas aulas. Mas é inegável o fato de que os secundaristas do Elefante Branco também aderem ao movimento nacional;, diz. Os docentes também apoiam a greve contra as reformas. O vice-diretor afirma que cerca de 95% dos professores paralisaram as atividades.

O Centro de Ensino Médio Setor Oeste (CEM Setor Oeste) também teve baixa frequência: cinco alunos estão na escola e tendo aula. Os professores, porém, não aderiram à paralisação,segundo informou a direção do estabelecimento.

;Estamos aqui na escola, mas com o coração nas manifestações. Estamos torcendo para que os movimentos populares realmente mobilizem o país e a nação. Quando eu estudava, a escola pública era de excelência. Hoje, o ensino público é desdenhado. Até os filhos de professores do ensino público estão em instituições particulares;, disse o professor Fernando Damiano. ;Os médicos e professores das redes públicas são heróis pelas condições em que trabalham. Mas, até quando eles aguentarão o sucateamento? Precisamos lutar mesmo, a greve é uma maneira da sociedade entender que precisamos mudar.; conclui o vice-diretor do Cemeb.

Com relação à reposição das aulas perdidas nesta terça-feira (30), os gestores das escolas divergem. O Vice-diretor do Cemeb, Fernando Damiano, acredita que o dia de aula só será resposto no segundo semestre. ;Como tínhamos feito um calendário de reposição da greve anterior, aprovado pelo GDF, a de hoje não estava prevista e precisa se encaixar. As aulas vão terminar em 22 de julho e os alunos terão apenas uma semana de recesso, até 28 de julho, por isso devemos repor o dia de hoje em agosto;, pontua. Já a diretora do Centro de Ensino Médio Setor Oeste (CEM Setor Oeste), Ana Maria Gusmão, diz que a reposição será feita de acordo com determinação da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEE/DF). ;Geralmente, a SEE envia um documento com a ação que devemos ter; seguiremos a orientação;, conclui. Naquelas escolas em que houver paralisação de servidores, as aulas deverão ser repostas até 2 de setembro.

Ensino particular
O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do DF (Sinepe/DF) deu autonomia às instituições de ensino em relação a aderir ou não o movimento. A advogada do grupo, Oneide Soterio da Silva, afirma que a recomendação é de que as escolas cumpram o calendário de aulas acordado com os pais. O Centro Educacional Leonardo da Vinci, por exemplo, segue a recomendação e está com a programação de aulas normal. O colégio está em semana de provas e afirma que nem alunos nem professores aderiram ao movimento.

Centro Educacional Leonardo da Vinci: aula normal


Ato dos docentes
O Sinpro-DF está reunido na Praça do Relógio em Taguatinga desde as 9h. ;Além da categoria, há trabalhadores de diversas áreas que estão se posicionando contra as reformas trabalhista e da Previdência;, afirma Cláudio Antunes, diretor de imprensa do Sindicato. O número de manifestantes no local não foi informado.

*Estágiaria sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação