Ensino_EducacaoBasica

Pacientes com colesterol alto têm atendimento ampliado na UFPE

Portal MEC
postado em 04/07/2017 19:42

Recife (PE), 4/7/2017

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) está abrindo vagas para pacientes com doenças hipercolesterêmicas (que provocam aumento da concentração de colesterol no sangue) de origem familiar, dislipidemias (com distúrbio nos níveis de lipídios) de difícil controle e outras enfermidades com repercussão dislipidêmica.

Os atendimentos ocorrerão por meio do Projeto de Extensão Ambulatório de Dislipidemias e Hipercolesteremia Familiar: investigação, diagnóstico e conscientização do Ambulatório de Dislipidemias, implantado há cerca de um mês no hospital. O ambulatório, coordenado por Lúcia Cordeiro, é subordinado ao Serviço de Endocrinologia do HC, unidade filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

;Vamos acompanhar e pesquisar pacientes com taxas altas de colesterol total ; acima de 280 mg/dl ; e LDL [mau colesterol] acima de 190 mg/dl e triglicérides acima de 1000 mg/dl;, explica a coordenadora. ;Nossa intenção é também promover ações educativas com eles;.

Encaminhamento

Esses pacientes, completa Lúcia, correm maior risco de doenças cardíacas e arteriais. A causa para taxas tão elevadas é genética e, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e tomadas as medidas terapêuticas, mais lenta será a evolução da aterosclerose e de suas consequências ; como como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Os profissionais de outros serviços do HC, como cardiologia, clínica médica, gastroenterologia e reumatologia, entre outros, podem encaminhar pacientes com essas doenças, para acompanhamento, ao Ambulatório de Dislipidemias. São seis vagas para pacientes com encaminhamento e interconsultas. Endocrinologistas, alunos de medicina e residentes de clínica médica e de endocrinologia podem se inscrever no projeto de extensão.

Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao MEC, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação