Ensino_EducacaoBasica

Maestro Cláudio Cohen mostra a importância do ensino da música

Portal MEC
postado em 06/07/2017 19:15

Música, artes visuais, dança e teatro fazem parte do currículo da educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi alterada no ano passado. Os sistemas de ensino têm cinco anos para promover a formação de professores e implantar esses componentes curriculares nos ensinos infantil, fundamental e médio de todo o país.

;Assim como a literatura, assim como a matemática, assim como a história, a música ajuda o indivíduo no seu aspecto de conhecimento, de desenvolvimento, de concentração, de cognição;, afirma o maestro Cláudio Cohen, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília. Ele foi o entrevistado desta semana no programa Educação no Ar, produzido pela TV MEC e transmitido semanalmente pela TV NBR.

A música faz com que você tenha um desenvolvimento de uma outra área do cérebro, não desenvolvida pelas matérias tradicionais, explica o maestro. De acordo com ele, independentemente de o estudante vir a se tornar um músico, ;esse conhecimento agrega muito valor ao seu desenvolvimento cerebral;. Para Cohen, o foco e a concentração exigidos para a prática musical são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo do aluno, assim como as demais disciplinas. Além disso, ele acredita que a música também cumpre um papel importante na formação cidadã e no envolvimento social desse estudante.

;A música, já no início da civilização humana, nas tribos, nas guerras, está sempre presente, no sentido de formar uma visão crítica. Está sempre associada com uma manifestação sociocultural. E também é um elemento de muita informação, de tradições. Tudo isso eleva a cidadania e faz tornar o indivíduo mais pensante, mais crítico;, pontua.

Brasiliense e violinista de formação, Cláudio Cohen participa de forma ativa no cenário musical brasileiro e também no exterior ; seja como maestro, solista, camerista ou como artista convidado dos principais festivais de música e orquestras. Ele é membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília, onde atuou por muitos anos como primeiro violino.

Escolas

A orquestra sinfônica também realiza projetos educacionais com alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal, como o concerto didático. O objetivo é chegar ao público jovem de forma não convencional.

;Nesse concerto didático nós mostramos como funciona uma orquestra, cada instrumento. Os alunos têm a oportunidade de ouvir cada um deles ; desde o violino à tuba, harpa, flauta, clarineta, fagote. Eles têm a oportunidade de interagir com a orquestra e, em alguns momentos, eu coloco alguns alunos dentro da orquestra;, conta o maestro.

Esse projeto tem sido, para grande parte dos alunos, a primeira oportunidade de crianças e jovens assistirem a uma sinfônica. De acordo com o regente, mais de 5 mil estudantes já foram beneficiados com a oportunidade.

;O que a gente vê com isso é que a música tem um impacto muito forte na vida das pessoas. Obviamente, a tentamos colocar nesse primeiro contato temas mais conhecidos, como os de sinfonias, alguns temas de cinema e até, eventualmente, alguma música popular para mostrar também que a orquestra é muito versátil;, conclui.

de concertos já disponível.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação