Ensino_EducacaoBasica

Inscrições para expedição marinha internacional vão até 15 de setembro

Portal MEC
postado em 14/07/2017 19:07

Pesquisadores interessados em participar da Expedição IODF 378 ; South Pacific Paleogene Climate têm até 15 de setembro para fazer sua inscrição na página da a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Seleção será feita pelo comitê científico no Brasil do International Ocean Discovery Program (IODP).

A expedição, que se realiza de 14 de outubro a 14 de dezembro de 2018, se destina a candidatos de especialidades das áreas de biologia e geologia em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno (com mais de oito anos de título de doutor).

Trabalho

O selecionado contará com auxílio deslocamento para aquisição das passagens internacionais e auxílio para aquisição de seguro saúde. Durante sua permanência no navio JOIDES Resolution, as despesas de acomodação e alimentação serão custeadas pelo IODP.

A expedição investigará o registro do clima cenozoico e da oceanografia através de um transecto (linha traçada em um terreno para demarcar área a ser estudada por cientistas) e perfuração no extremo sul do Oceano Pacífico. O objetivo é descobrir como a Terra do Eoceno manteve altas temperaturas globais e alto transporte de calor para as regiões polares, apesar de receber níveis modernos próximos de energia solar.

Programa

O IODP é um programa internacional de pesquisas marinhas que investiga a história e a estrutura da Terra a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, além de monitorar ambientes de subsuperfície. Participam desses trabalhos representantes da comunidade científica de diversos países. Desde 2013, o Brasil integra o consórcio JOIDES Resolution e colabora com o IODP por meio de um financiamento da Capes, que conta com o apoio de um comitê científico e um executivo.

Expedições do IODP usam avançada tecnologia de perfuração oceânica, de modo a permitir disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais. O sistema de perfuração é apoiado por um parque analítico a bordo do navio de pesquisa JOIDES Resolution, composto por equipamentos de última geração voltados à pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. Além da infraestrutura a bordo, o IODP conta com apoio de numerosas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos nos diferentes países que compõem o programa.

Mais informações podem ser consultadas na página do .

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação