Ensino_EducacaoBasica

Olimpíada Internacional de Matemática começa hoje no Rio

postado em 17/07/2017 20:44

A 58; edição da Olimpíada Internacional de Matemática foi aberta nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. É a primeira vez que a IMO (sigla em inglês) é realizada no Brasil e América Latina. Para o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que organiza o evento, Marcelo Viana, isso aumenta a responsabilidade dos seis representantes brasileiros no certame, mas "não diminui a vontade de vencer". Participam da competição, que termina no próximo domingo (23), 623 estudantes do ensino médio de 112 países.

;Eles [os estudantes brasileiros] se sentem mais tensos pelo fato de estarem competindo em casa, mas a expectativa é que consigam bater o recorde da nossa colocação, que foi o décimo quinto lugar, em 2016. Há uma tensão, sim, mas eu tenho certeza que eles vão fazer o melhor possível e quem sabe até conseguir uma melhor colocação;, afirmou Viana.

Na IMO do ano passado, o Brasil obteve cinco medalhas de prata e uma de bronze. ;Todos foram medalhados;, disse o diretor-geral do IMPA, lembrando que o feito foi alcançado após a equipe viajar 30 horas até Hong Kong e chegar naquele país às vésperas das provas. Para Marcelo Viana, o Brasil esteve bem perto da medalha de ouro naquela olimpíada e tem boas expectativas de subir algumas posições no ranking, na edição deste ano.

Viana afirmou que o mais importante ;é o legado que a olimpíada pode deixar com a garotada, apresentando a matemática por um ângulo mais positivo do que os jovens estão habituados. Mas, claro que também queremos ganhar;, acentuou.

Equipe

A equipe brasileira é integrada por André Yuji Hisatsuga, 17 anos, e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 18 anos, de São Paulo; Bruno Brasil Meinhart, 16 anos, e George Lucas Alencar, 18 anos, do Ceará; João César Campos Vargas, 19 anos, de Minas Gerais; e Davi Cavalcanti Sena, 17 anos, de Pernambuco. Destes, três são veteranos da edição anterior do IMO: João César Campos Vargas e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira ganharam medalha de prata, enquanto George Lucas Alencar ganhou bronze.

As provas serão feitas amanhã (1 8) e na quarta-feira (19). Serão seis questões no total, três a cada dia para serem resolvidas. Cada questão pode ter, no máximo, sete pontos. ;A pontuação perfeita é 42 para quem gabarita;, destacou Marcelo Viana. Dois brasileiros já fizeram a pontuação perfeita e ganharam medalha de ouro em IMOs anteriores: Nicolau Corção Saldanha, em 1981, nos Estados Unidos; e Ralph Costa Teixeira, em 1987, em Cuba, informou o diretor-geral do IMPA.

Considerada a mais antiga e prestigiada competição científica para alunos do ensino médio, a IMO será encerrada no próximo sábado (22) com cerimônia de entrega de medalhas aos vencedores. No domingo (23), as delegações estrangeiras deixarão o Rio de Janeiro.

O Brasil iniciou sua participação na IMO em 1979 e acumula 22 medalhas e 29 menções honrosas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação