Criado pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) em 2012, o Selo Escola Legal é dado às instituições que obedecem a quatro critérios aprovados pela Secretaria de Educação do DF (SEDF): estrutura adequada; quadro profissional qualificado; proposta pedagógica clara e todas as licenças de funcionamento em dia e princípios éticos reconhecidos pelo Sinepe/DF.
As 170 escolares particulares filiadas ao sindicato ganharam o selo. Atualmente, o DF conta com cerca de 500 instituições de ensino particulares. Para ter acesso à lista de escolas reconhecidas pelo Selo Escola Legal, basta acessar o link http://sinepe-df.org/escolalegal/.
Prêmio Escola Mais Que Legal
O Sinepe/DF, em parceria com o SEBRAE-DF e o jornal Correio Braziliense, lançará neste ano o 1;. Prêmio Escola Mais Que Legal, que reconhecerá nove instituições do DF nos quesitos Gestão, Inovação e Responsabilidade Social, entre as que têm o selo. A avaliação será realizada pelo Sebrae utilizando o Modelo de Excelência da Gestão desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O programa tem como objetivo auxiliar os gestores dos estabelecimentos particulares na implantação de uma metodologia de autoavaliação e capacitação que estimule as instituições a investir na melhoria de sua gestão organizacional, na criação de processos em sintonia com a atualidade e na promoção de iniciativas para um mundo melhor.