Em Palmas (TO), um projeto mudou a rotina de alunos e professores do Centro de Ensino Médio Castro Alves. A iniciativa, batizada de Talentos da Leitura, premia estudantes a cada semestre, conforme os livros lidos e comentados por eles. Com o incentivo à leitura, outras atividades foram integradas à rotina dos alunos, que trouxeram a comunidade para dentro da escola.
Uma das idealizadoras do projeto, a diretora da escola, Maria do Carmo, explica que a ideia surgiu quando ela e a coordenadora Maria do Socorro Zacarias perceberam que a biblioteca era um território pouco explorado pelos alunos da escola. ;Como os jovens do ensino médio têm uma biblioteca ao seu dispor e esse recurso pedagógico não tem incentivo para que os alunos acessem? ;, questiona. ;A partir dessa observação, pensamos em desenvolver um projeto específico, que viesse ao encontro dessa necessidade. Então, surgiu a ideia do Talentos da Leitura. ;
Ela lembra que um dos pontos mais importantes da proposta é motivar o trabalho conjunto em sala de aula, unindo conteúdo, aprendizado e lazer. ;São livros que estão realmente dentro do planejamento do professor? Quais os tipos de livros que são mais lidos? A cada bimestre, as pontuações (dos estudantes) são repassadas para os professores para saber como é que está aquele aluno, qual foi o desenvolvimento dele, se essa leitura está realmente refletindo no aprendizado;, conta.
Aqueles que se destacam, seja por lerem o maior número de exemplares ou pela melhor exploração do conteúdo, são reconhecidos pelo grupo. A escola manda confeccionar medalhas, além de contar com doações de kits com cadernos e canetas, por exemplo. Com tudo em mãos, os alunos são reunidos uma cerimônia de premiação realizada no pátio da instituição ou em sala de aula.
Rádio
Logo que o projeto teve início, conta Maria do Carmo, foi possível perceber melhorias no desempenho dos alunos. Ao se dedicarem mais à leitura, eles passaram a demonstrar evolução na escrita, no raciocínio e na interpretação de texto. Entusiasmado, o grupo envolvido acabou por desenvolver uma série de iniciativas positivas, como a rádio escolar.
;Pela pesquisa que fizemos na escola, 90% dos nossos alunos e funcionários têm um livro velho em casa;, situa a diretora. ;Por meio desse projeto, nós incentivamos a doação de um livro para a escola. Nós já fizemos dois sebos e vendemos os livros a R$ 2 cada. Colocamos o recurso que obtivemos na conta da escola e nós compramos os equipamentos e montamos a rádio escolar;.
Comunidade
Com a ampliação das atividades extracurriculares, Maria do Carmo relata que, mesmo diante de recursos limitados, foi possível ultrapassar os muros da escola e abrir a biblioteca também para um público maior. ;Buscamos o incentivo da leitura não só para os nossos alunos, mas para as pessoas da comunidade. Nós fazemos a ficha de inscrição para que, por meio delas, outras pessoas possam continuar lendo com os recursos da biblioteca escolar do Centro Castro Alves. ;
Para a diretora, a experiência tem mostrado que a ideia pode servir de ponto de partida também para outras instituições de ensino, desde que com o apoio dos alunos, da comunidade e do acompanhamento da escola: ;Eu acredito que, assim como no Centro Castro Alves está dando certo, pode dar certo em qualquer outra escola. O que é preciso é a gente fazer acontecer o processo escolar junto aos alunos;.
A mais recente conquista do grupo é a compra de um computador para a biblioteca e de equipamentos para a rádio. Tudo foi adquirido com a verba arrecadada a partir da organização de sebos de livros e demais eventos na escola. O próximo passo é investir em uma ferramenta que tem sido bastante reivindicada pelos alunos: internet em parte do prédio da escola.
[VIDEO1]