Ensino_EducacaoBasica

Hospitais aprimoram atendimento à população masculina

Hidrogel presente em fraldas descartáveis é pesquisado para conservar a umidade do solo

Portal MEC
postado em 28/07/2017 18:59

Historicamente, os homens são mais negligentes com a saúde do que as mulheres. Na tentativa de amenizar esse quadro, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC, oferecerá, em seus hospitais universitários federais filiados, um atendimento especializado para o público masculino.

Com a meta de ser implantado até o fim do ano em todo o país, um modelo pioneiro está sendo desenvolvido no Hospital Universitário de Brasília (HUB). O objetivo é montar uma estratégia para o momento em que, ao procurar um atendimento específico nas unidades hospitalares, o homem seja encaminhado a um check-up preventivo, na tentativa de diagnosticar outras possíveis doenças. Isso já é feito no programa saúde da mulher, implantado em toda rede.

;Como sabemos que temos uma população masculina que morre mais precocemente que a feminina e que os homens se preocupam menos com a prevenção, achamos importante essa linha de cuidados do homem;, explica o presidente da Ebserh, Kleber Morais. ;Assim, ele não precisa estar indo e voltando ao hospital, marcando e remarcando exames. Na hora em que ele viesse para realizar aquele exame, já aproveitaria e faria uma bateria completa. Isso é importante para otimizar a estrutura da rede hospitalar e ter essa linha de cuidados funcionando com maior objetividade;.

Expansão

Até o fim de 2017, toda rede de hospitais universitários do país terá estrutura semelhante e atenderá o público masculino, desde exames mais simples até os casos mais complexos. O presidente da Ebserh cita, como casos mais comuns em homens, câncer de próstata e problemas oftalmológicos.

Muitas unidades da Ebserh já possuem a estrutura necessária para o atendimento especializado ao homem, e outras serão adequadas do ponto de vista da disponibilidade de equipamentos e especialistas. ;Os hospitais universitários, na sua maioria, são bem equipados;, observa Kleber Morais. ;Às vezes há equipamentos mais antigos que precisam ser repostos ou equipamentos mais modernos que não foram adquiridos, mas esse projeto piloto despertou o que a gente vai fazer de imediato na nossa rede. ;

O projeto idealizado pela Ebserh conta com o apoio da superintendência da Região de Saúde Leste do DF e do Ministério da Saúde. Em breve, a Ebserh divulgará um passo a passo do processo para que hospitais universitários de todo o país também adotem o sistema.

Seminário

O lançamento do novo modelo no HUB foi feito na última quarta-feira, 26, no Hospital do Paranoá, durante o seminário ;Construção e planejamento de linhas de cuidado em saúde do homem;, promovido pelas três instituições. O objetivo do evento e da parceria entre os órgãos é implantar na Região Leste do DF uma linha de cuidado em doenças prostáticas, ficando o HUB com a responsabilidade de atender aos casos mais complexos da área.

Para isso, haverá, ao longo das próximas semanas, treinamentos e oficinas, com a participação de cinco equipes de Saúde da Família da região. O modelo, construído coletivamente, definirá o itinerário de atendimento do paciente, desde a assistência preventiva até a hospitalar.

A programação conta com apresentação cultural e debates sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas no Atendimento à Saúde do Homem e a Linha de Cuidado em Hiperplasia Prostática.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação