Estudantes universitários que quiserem dar suporte à etapa de Brasília dos , de 16 a 25 de novembro, têm até 25 de agosto para se inscrever .
Serão oferecidas, ao todo, 220 vagas nas áreas de educação física, enfermagem, nutrição, medicina e comunicação. Caso a quantidade de interessados seja maior do que a prevista, a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer selecionará os inscritos.
Aqueles que forem escolhidos participarão de treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), de 6 a 10 de novembro. Eles vão receber uniforme e alimentação em todos os dias dos Jogos e, ao final, um certificado de participação.
A disputa reúne alunos de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil, em 14 modalidades. Consideradas as seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.
As etapas nacionais ocorrerão em duas capitais. Curitiba (PR) receberá os alunos de 12 a 14 anos, de 12 a 21 de setembro, e Brasília (DF) sediará a fase dos estudantes de 15 a 17 anos, de 16 a 25 de novembro.
O acordo de cooperação entre o governo de Brasília e o Comitê Olímpico do Brasil para o evento foi .
Brasília como sede dos Jogos Escolares da Juventude
Desde 2005, quando o COB assumiu a frente dos Jogos Escolares da Juventude, Brasília recebeu as duas primeiras edições. Para a etapa de 2017, serão investidos pelo comitê cerca de R$ 8 milhões e utilizados 16 hotéis da cidade e aproximadamente 27 mil diárias.
De acordo com a Secretaria do Esporte, a expectativa é que a capital federal receba mais de 3 mil alunos-atletas.
O programa brasiliense da competição engloba as seguintes modalidades:
- Atletismo
- Badminton
- Basquete
- Ciclismo
- Futsal
- Ginástica rítmica
- Handebol
- Judô
- Luta olímpica
- Natação
- Tênis de mesa
- Vôlei
- Vôlei de praia
- Xadrez
As competições ocorrerão em 22 instalações esportivas. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães reunirá o comitê organizador, o restaurante e o centro de convivência.
A estimativa é que o governo de Brasília invista cerca de R$ 3 milhões no evento, com recursos do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Esporte. O dinheiro deve ser utilizado em áreas como fornecimento de transporte, estruturas temporárias e mobiliários e prestação de serviços de recursos humanos, a exemplo de brigadistas e equipes de limpeza.
O que são os Jogos Escolares da Juventude
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de talentos olímpicos do País. A competição estudantil revela, a cada ano, novos nomes para o esporte.
Da delegação de 465 atletas do Time Brasil que participaram da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, 52 eram egressos dos Jogos. Entre eles, destacaram-se Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.
O que é o Portal do Voluntariado
Carro-chefe do , o Portal do Voluntariado visa integrar, valorizar, reconhecer e estimular iniciativas de voluntários na cidade.
Criada em junho de 2016, a plataforma reúne mais de 10,7 mil pessoas, distribuídas em 32 eixos ; o esporte é um deles ; de atuação voltados para públicos distintos, como jovens, idosos, mulheres e pessoas com deficiência.
O site abriga cerca de 200 projetos e ações do governo e de entidades parceiras da sociedade civil, além de campanhas de doação.
Inscrições para trabalho voluntário nos Jogos Escolares da Juventude 2017
De 14 a 25 de agosto
Pelo
Treinamento: de 6 a 10 de novembro