A está disponível no site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
Os selecionados devem se inscrever nesta quinta (17) e sexta-feira (18) no local de aula onde vão estudar (os endereços constam na relação da secretaria).
Para se matricular, são necessários os seguintes documentos (original e cópia):
- Carteira de identidade
- CPF
- Título de eleitor
- Comprovante de residência
Além disso, devem ser apresentadas uma foto 3;4 recente e uma declaração de veracidade das informações prestadas.
As aulas serão nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), de segunda a sexta-feira, de 21 de agosto a 1; de novembro.
Serão 200 horas-aula de disciplinas como gramática, interpretação de texto, legislações, direito administrativo, direito constitucional, redação, raciocínio lógico e informática.
Ao todo, foram oferecidas 1.350 vagas para turmas na Asa Norte, na Asa Sul, em Brazlândia, em Ceilândia, no Gama, no Guará, em Planaltina, em Samambaia e em Taguatinga.
Segundo o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, a novidade serve para atender a um pedido dos estudantes que passaram pelas aulas preparatórias do #BoraVencer para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o vestibular e os cursos profissionalizantes.
;Sempre aplicamos avaliações ao final dos cursos e, por meio delas, percebemos que essa demanda estava presente. Além da universidade e da profissionalização, eles também buscam a alternativa do concurso público;, justifica Araújo.
De acordo com a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, as matérias serão apresentadas por professores do mercado de cursinhos do Distrito Federal.
Como surgiu o #BoraVencer
O foi criado para atender à demanda eleita na Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e o Enem.
Desde 2016, já foram dados 13 aulões e dois cursos intensivos, que atenderam 22 mil estudantes. Desses, 753 foram aprovados em universidades públicas do DF.
O #BoraVencer Profissionalizante atendeu 3,5 mil jovens em cursos como assistente administrativo, organizador de eventos, atendente de consultório médico e dentário, maquiagem e design de sobrancelha, mecânica, robótica, programador de aplicativo Android e webdesigner.
Para a linha Concursos, foram 5 mil jovens em dois aulões, com 400 aprovados para professor temporário e cerca de mil no certame para efetivos da Secretaria de Educação.