O Congresso Mundial sobre Flipped Learning ou Sala de Aula Invertida, FlipCon Brasil, terá sua primeira edição em São Paulo em 31 de agosto. O evento é organizado pelo Gen Educação (Grupo Editorial Nacional) e pela Universia Brasil. O método de aprendizagem de educação invertida foi desenvolvido pelo educador norte-americano Jonathan Bergmann. A conferência é voltada para o ensino superior, além de Bergmann reunirá mais dois palestrantes, a doutora em educação pela PUC-Rio Andrea Ramal e Gabriel Elmor Filho, doutor em ciências do Instituto Militar de Engenharia (IME).
A forma de aprendizagem da sala de aula invertida consiste nos alunos estudarem conteúdos básicos em casa, com o auxílio de textos, vídeos e áudios. Na sala de aula, o professor aprofunda todo o conhecimento prévio adquirido por meio de exercícios e assuntos complementares. A metodologia favorece o desempenho do estudante. O método vem sendo aceito no mundo todo e é utilizado pela Universidade de British Columbia e por Harvard.
A palestra tem entrada gratuita e será no Auditório do Universia Brasil, Torre Santander (Avenida Juscelino Kubitschek, 2235 - Vila Olímpia) em São Paulo (SP), em 31 de agosto, a partir das 8h30. A inscrição pode ser feita pelo site.