O ministro da Educação, Mendonça Filho, será o entrevistado do Programa Salto para o Futuro, exibido pela TV Escola nesta quarta-feira, 23 de agosto, quando fará uma análise da sua gestão e das novas políticas educacionais que vêm sendo implantadas. Entre os pontos debatidos por Mendonça vão estar o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as transformações no financiamento do ensino superior e as universidades públicas.
Mendonça Filho vai contar como foi o desafio de ter levado adiante o Novo Ensino Médio, tema polêmico que suscitou amplo debate na sociedade e que cada vez mais galvaniza apoio. ;Todos os temas relacionados à educação são muito importantes porque quem se envolve com educação se envolve com os sonhos das pessoas. Nós temos percorrido esse caminho junto com a sociedade;, comentou o ministro.
Para Mendonça, sua gestão tem alcançado êxitos expressivos, como o lançamento do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a discussão sobre as transformações no financiamento do ensino superior, o Enem de 2016, que foi bem-sucedido apesar das ocupações nas escolas, as mudanças do Enem em 2017, e o encaminhamento para uma mudança radical na orientação curricular da Educação Básica a partir da Base Nacional Comum Curricular.
Ainda durante a conversa, Mendonça Filho destacou que dar prioridade à educação não pode ser apenas uma prerrogativa do governo. ;A educação só será prioridade absoluta no Brasil quando a sociedade avançar nessa compreensão, quando as famílias compreenderem que precisam cuidar desse caminho transformador de qualquer país;, observou.
Comandado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, Salto para o Futuro é exibido todas as quartas-feiras, às 19h, na TV Escola, e também na internet, pelo .