Ensino_EducacaoBasica

Revista de Estudos Pedagógicos está disponível no portal do Inep

Portal MEC
postado em 25/08/2017 20:25

O número 249 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número traz 15 artigos inéditos de autores vinculados a instituições de várias regiões do Brasil e do exterior. Os trabalhos estão organizados em quatro eixos temáticos: formação docente; política educacional; práxis, processos e métodos pedagógicos; história da educação.

Publicada há 73 anos, a revista científica editada pelo Inep desde 1944 se classifica no estrato A do Qualis-Periódicos. Na avaliação do triênio 2013-2016 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a RBEP passou a ter qualificação A1 na área ensino e A2 em educação. A elevação do padrão de qualidade é resultado de uma série de ações do Inep e de seu corpo editorial, como investimento na capacitação da equipe, maior captação de artigos internacionais, indexação em bases de dados nacionais e internacionais, participação da equipe em eventos na área da educação e migração para uma versão mais atualizada do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer).

Artigos

O periódico quadrimestral é publicado em formato impresso e eletrônico. A RBEP traz artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de educação, além de relatos de experiência e resenhas. Não são aceitos textos enviados concomitantemente a outras revistas e que não atendam a princípios éticos de pesquisa.

Pesquisadores interessados em publicar na RBEP devem encaminhar artigos e resenhas exclusivamente por meio do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer). As instruções estão na . Os artigos devem ter entre 28 mil e 50 mil caracteres (com espaços); podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. Os textos podem ser encaminhados em qualquer época. Já as resenhas seguem as mesmas normas indicadas para artigos, com as seguintes especificidades: devem apresentar título em português e inglês; ter extensão máxima de 10 mil caracteres, considerando os espaços, e ser assinadas por, no máximo, dois autores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação