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Educação ambiental fortalece consciência sustentável em estudantes

Portal MEC
postado em 21/09/2017 20:33

Pás e adubos nas mãos. É assim que os estudantes da Escola da Natureza, em Brasília, e da Escola Parque da Natureza, em Brazlândia (DF), aprendem sobre a importância de preservar o meio ambiente. Nesta quinta-feira, 21, comemora-se o Dia da Árvore, e as atividades que os alunos dessas escolas desenvolvem vêm ao encontro da importância de conscientizar a população a respeito da conservação desse símbolo da natureza, que produz oxigênio, reduz a temperatura da terra, fornece sombra e diversos outros benefícios.

A Escola da Natureza é considerada centro de referência em educação ambiental na rede pública de ensino do Distrito Federal. Criada em 1996, a instituição tem a premissa de envolver a comunidade escolar com as questões ambientais.

Atualmente, a unidade atende estudantes do ensino fundamental das escolas inseridas no Programa de Educação Integral em Tempo Integral (Proeiti), do governo do Distrito Federal, e no Programa Mais Educação, do MEC. Os pré-adolescentes e adolescentes, do sexto ao nono ano, participam das atividades no contraturno das aulas regulares, uma vez por semana, por quatro horas.

Segundo a vice-diretora da escola, Márcia Diniz, os estudantes desenvolvem atividades e oficinas ecopedagógicas que possibilitam vivências significativas no ambiente natural. ;Os alunos fazem trilhas sensitivas, alimentação saudável, arte na natureza, agroecologia, diversidade biológica e cultural, que ressignificam os conteúdos trabalhados em sala de aula;, destaca.

A escola possui espaço pedagógico que privilegia o ambiente natural, como hortas, sistema agroflorestal, viveiro para acondicionamento da produção de mudas e estufa para crescimento de espécies de plantas nativas e exóticas. Na visão de Márcia, o maior contato com a natureza faz com que os estudantes sofram menos estresse e sejam menos agressivos, além de aumentar a atenção aos recursos naturais. A vice-diretora afirma que muitos deles despertam interesse em aprofundar os estudos no tema e acabam buscando cursos de graduação relacionados à área ambiental.

Brazlândia

Outra escola referência em educação ambiental é a Escola Parque da Natureza de Brazlândia, também situada no Distrito Federal. A unidade atende em dois regimes: intercomplementar, dentro da grade curricular nas disciplinas de arte e educação física para alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental; e complementar, no contraturno dos estudantes participantes da educação integral, do primeiro ao quinto ano.

A diretora Cláudia Gomes explica que a escola trabalha em quatro frentes: arte educação, educação física, educação ambiental e educação patrimonial. ;Temos projetos específicos em educação ambiental, como o calendário ecológico, no qual destacamos datas comemorativas significativas ao meio ambiente ao longo do ano;, exemplifica.

Nesse sentido, a instituição desenvolve diversas práticas pedagógicas, como trilha ecopedagógica, projetos adote uma árvore e bicho do cerrado, exposições de obras confeccionadas com uso de materiais alternativos, apresentações artísticas e saídas de campo.

Segundo a diretora, são desenvolvidas também ações que reforçam a educação ambiental, com temas específicos mensais, a exemplo da separação de lixo; produção de composteiras e minhocários; produção de mudas para o viveiro da escola, com o objetivo de reflorestar nascentes e cursos de rios da cidade de Brazlândia; medição e acompanhamento do córrego Veredinha, que passa ao fundo da escola; produção de hortaliças para o enriquecimento do lanche; cultivo de ervas aromáticas e medicinais; reelaboração das vivências ambientais em produções artísticas; e elaboração de inventário de árvores.

Cláudia relata que, ao longo dos três anos de existência da instituição, é possível observar mudanças positivas nos estudantes que frequentam a unidade. ;Ao entrar na nossa escola, percebemos nos alunos um sentimento de pertencimento, zelo e conectividade. Eles relatam que aqui sentem paz, tranquilidade e alegria e que mudaram sua relação com a escola, diminuindo a desistência.;

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