Ao destacar a agenda de mudanças promovidas pelo Ministério da Educação, o ministro Mendonça Filho afirmou que ;toda contribuição para melhoria da qualidade do ensino no país é bem-vinda;. A afirmação foi feita nesta segunda-feira, 25, durante lançamento do Lide Educação em Pernambuco. O Lide é um grupo de empresários de diversas corporações voltado a debater assuntos referentes ao desenvolvimento econômico e social.
;Creio que já é perceptível essa mudança na agenda regulatória do Ministério da Educação, focando em resultados, buscando competição e, ao mesmo tempo, transparência. Por tudo isso, eu diria que a nossa agenda no MEC é desafiadora;, afirmou o ministro. ;Sabemos que são poucos passos dentro de um desafio que é gigante, mas estamos conseguindo avançar até mais do que a expectativa de muitos.;
Durante sua apresentação, Mendonça Filho citou algumas políticas públicas da pasta como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Alfabetização na Idade Certa. A reforma no ensino médio, que inclui a política de fomento à educação em tempo integral, a flexibilização curricular e o incentivo ao ensino técnico também foram destacados.
;O Novo Ensino Médio é a maior mudança da educação, cujo debate no Congresso, de 20 anos, infelizmente, estava estagnado. Faltava vontade política para enfrentar essa realidade e valorizar o protagonismo juvenil. A gente enfrentou com uma nova base legal proporcionada pela Medida Provisória [n; 746, que criou o Novo Ensino Médio], dando flexibilidade aos itinerários formativos e acadêmicos e à oferta de cursos técnicos e profissionalizantes;, disse o ministro.
Presente ao evento, o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amâncio, pontuou que a educação sempre foi vista no Brasil como um fenômeno social, de como cuidar de jovens e crianças, mas que deveria ser mais que isso. ;Educação também tem a ver com desenvolvimento econômico. Não existe nenhum país desenvolvido que não tenha uma educação de qualidade. Desenvolvimento é atrelado à educação. São muitos os casos de países que construíram sua estratégia de desenvolvimento totalmente baseada na educação;, frisou.
O Lide Educação buscará integrar líderes do ambiente educacional do estado de Pernambuco, oriundos da educação básica, técnica e superior. Entre os objetivos da organização está o de estabelecer uma ponte que construa e motive o diálogo contínuo entre a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor.
;O grupo assume a responsabilidade de trazer debates de alto nível e de buscar adesões de dirigentes que se engajem para ampliar e dar ressonância à nossa voz. Não pretendemos ser apenas mais um movimento; temos a pretensão de ser o grupo mais seleto de dirigentes da educação, de pessoas que tenham o real poder e, principalmente, a vontade de mudar a realidade da educação nessa região;, afirmou o presidente do Lide, Júlio Borba. Fundado no Brasil em 2003, o grupo tem, atualmente, 32 unidades regionais e internacionais e 26 frentes de atuação.