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Seminário Internacional discute papel do gestor na educação pública

Evento, promovido pelo Instituto Unibanco, reúne especialistas e diretores de escolas para discutir o tema da formação

Thays Martins
postado em 28/09/2017 11:38

O desenvolvimento profissional de gestores como caminho para uma educação pública de qualidade é o tema do Seminário internacional promovido pelo Instituto Unibanco. O evento, que começou ontem, termina nesta quinta-feira (28) em São Paulo e reúne diversos gestores e secretários de educação para discutir os problemas e as soluções que permeiam o tema.
Na abertura, estavam presentes Idilvan Alencar, do Conselho Nacional de Secretarios de Educação (Consed), Pedro Malan, do Instituto Unibanco e Vinicius Mota, da Folha de S. Paulo. Idilvan explicou que devido a experiência dele, constatou que a gestão escolar se divide em dois blocos: gestão pedagógica e administrativa. ;Além disso, o gestor escolar tem que ter apoio da comunidade. Quando isso não ocorre é meio caminho andado para o fracasso;, afirmou. Outro ponto destacado por ele foi a autonomia escolar. ;Falta também um incentivo para ser gestor;, disse se refererindo aos baixos salários desses profissionais.

[SAIBAMAIS]O ex-ministro Pedro Malan destacou que a atenção deve ser dada ao gestor por ele ser um dos fatores da qual depende a aprendizagem. ;Eu acredito que o maior problema do Brasil é a educação, porque é a escola que define o que seremos e o que não seremos;, afirmou. ;A gestão escolar é complicada devido a diversidade do país;, completou. Essa diversidade ficou bem claro depois da mesa ;Dia a dia da gestão escolar;, que reuniu cinco diretores de escolas, de várias partes do país, que compartilharam seus dilemas e vivências.

Encontro reúne gestores e secretários de educação para discutir  problemas e soluções que permeiam o tema.

Também participou do Seminário Luís Bretel, da associaçao de aprendizagem baseada em problemas e metodologias ativas de aprendizagem. Ele ressaltou que a função das escolas mudou, e os professores têm que aprender a ensinar nessa nova era. ;Os estudantes iam à escola para ter o conhecimento que não tinham em outra parte, mas hoje no celular encontramos toda a informação que queremos. Mas não sabemos usá-la, então, o professor tem que ensinar a nadar nesse mar de informação ;, disse. ;Para aprender tem que ter vontade;, acrescentou.

Ricardo Henriques do Instituto Unibanco ainda destacou que gerir uma escola não é a mesma coisa que gerir uma empresa. ;Porque escola é umlocal que o diretor tem que ser um realizador;, disse citando um dos desafios dos gestores: a evasão escolar. ;A cada 100 alunos que ingressam na escola só 65 terminam o ensino médio;, destacou. Izolda Cela, vice-governadora do Ceará ressaltou a importância do desenvolvimento de gestores para resolver o problema da educação. ;Para desencadear mudanças isso precisa ser de forma sistêmica, por meio de diretrizes claras e metas bem definidas;, disse. O ex ministro Henrique Paim concordou com a dificuldade que os gestores enfrentam: ;Os gestores enfrentam uma série de problemas e há uma prioridade as necessidades básicas da escola. Mas nós começamos a ter a maturidade de pensar uma gestão voltada para a aprendizagem;, afirmou.

No primeiro dia também houve o lançamento do livro digital ;Ser Diretor;, do fotógrafo Eder Chiodetto, que percorreu 30 escolas públicas brasileiras e retrata a realidade desses profissionais. Desses 28 estavam presentes no evento.

*Estagiária sob supervisão de Jairo Macedo.

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