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Estande da Fundaj aposta em tecnologia e atrai estudantes

Portal MEC
postado em 11/10/2017 20:28

Ao aliar tecnologia e educação, o estande da parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Ministério da Educação na 11; Bienal Internacional do Livro de Pernambuco tem atraído muitos estudantes. Em seis dias de evento, mais de 2 mil pessoas já passaram pelo espaço Quiz Interativo, que promove um jogo de perguntas e respostas.

O local, situado no auditório aberto, virou ponto de encontro para testar os conhecimentos. Ana Katarina, 12 anos, bateu recordes: ela lidera a competição após vencer várias rodadas. "Estou com 12,6 mil pontos, já ganhei várias vezes e quero ganhar mais", comemora.

As interações do estande vão além do Quiz Interativo. O espaço possui também um túnel repleto de tecnologia, que oferece aos visitantes jogos em telas touch screen, nas quais podem fazer testes e participar do jogo da memória sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Novo Ensino Médio. Quem passa pelo estande da Fundaj pode ainda saber mais sobre fatos marcantes referentes aos 80 anos da implantação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Isso por meio de uma linha do tempo interativa, que muda de ano ao ser deslizada por uma das paredes do túnel.

Os visitantes também podem navegar por todos os livros já publicados pela Editora Massangana da Fundaj, conferir capas e sinopses das obras com um simples apertar de botões. Ao lado das publicações, os visitantes conhecem mais sobre os diversos produtos da Fundação, por meio de projeções animadas na parede que utilizam a tecnologia video mapping ; usada na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. "Estamos alcançando um resultado excelente na tentativa de usar a interatividade como forma de propiciar educação e informação ao público", aponta Leonardo Eduardo, técnico audiovisual e de interatividade do estande.

Para Marcello Costa, coordenador institucional da Fundaj, responsável pelo espaço na Bienal, o principal feito do estande até o momento é a aproximação do público jovem com as instituições. "Estamos seguindo o movimento do MEC, tirando a ideia de educação engessada, buscando algo mais interativo e moderno, fazendo ainda com que eles conheçam um pouco mais sobre os projetos do MEC e da Fundaj", destacou.

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