Ensino_EducacaoBasica

DF é pioneiro em curso público de instalação de sistema de energia solar

Setenta e dois alunos já foram capacitados desde novembro. Entre eles está José Raimundo Seabra, que abriu a própria cooperativa especializada em placas fotovoltaicas. Rollemberg visitou o local nesta quinta-feira (9)

Agência Brasília
postado em 09/11/2017 20:35

Setenta e dois alunos já foram capacitados desde novembro na Fábrica Social. Entre eles, está José Raimundo Seabra, que abriu a própria cooperativa especializada em placas fotovoltaicas

José Raimundo Seabra, de 47 anos, abriu, em maio, a Cooperativa de Energia Solar (CoopeSolar), especializada em energia elétrica. Entre outros serviços, ele instala placas solares, atividade que aprendeu na unidade 2 da Fábrica Social, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento.

;O curso da Fábrica Social foi um aprendizado muito grande. Agora, tenho uma profissão definida e que acredito que será o futuro do Brasil, já que, com escassez de água, a energia solar deve substituir a hidrelétrica;, disse Seabra, na visita do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, à Fábrica Social nesta quinta-feira (9).

Trata-se do primeiro curso público com aulas de instalação de placas solares e de manutenção do sistema fotovoltaico, que converte a luz solar em energia elétrica sustentável.

A iniciativa integra o , que incentiva o uso da energia solar em escolas e prédios públicos do DF, além de impulsionar a qualificação profissional.

;O nosso objetivo agora é aliar isso com programas de financiamento, como o Prospera, para que essas pessoas tenham o recurso para comprar os equipamentos e exercer a profissão que aprenderam aqui;, disse Rollemberg.

Cinquenta e um alunos estão matriculados na atividade. É o terceiro módulo do curso desde que foi lançado, em novembro de 2016. Cada um tem duas turmas, uma no turno matutino e outra no vespertino. Setenta e duas pessoas já foram aprovadas no curso.

A utilização da energia solar é uma tendência mundial. ;Especialmente em Brasília, onde temos muito sol na maior parte do ano;, avalia o governador. ;Estamos contratando um estudo para que a área do lixão [] possa ser utilizada, por exemplo, para abrigar placas solares.;

Rollemberg acrescentou ainda que há empresas interessadas em instalar as placas na superfície de reservatórios hídricos, como do Descoberto. ;Além de gerar energia, isso vai reduzir a evaporação de água;, disse.

O que é a Fábrica Social

A Fábrica Social tem como objetivo promover a inclusão socioprodutiva e difundir a economia solidária, por meio da educação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Há 636 alunos inscritos em cursos de formação profissional nas áreas:

  • Confecção de vestuário, acessórios e materiais esportivos
  • Construção civil
  • Produção e cultivo de alimentos saudáveis
  • Marcenaria criativa

Greve no Metrô e na CEB

Questionado sobre a greve dos funcionários da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), iniciada hoje, e da Companhia Energética de Brasília (CEB), parados desde segunda-feira (6), o governador disse contar com o bom senso das categorias.

;O governo está sempre aberto ao diálogo. [No caso do Metrô], atendemos a uma reivindicação do sindicato: que era a contratação de novos metroviários. Já publicamos a nomeação dos primeiros 63 ; o processo terá três etapas.;

O chefe do Executivo local espera que a categoria cumpra o que foi , de com 90% da capacidade nos horários de pico, 60% nos outros períodos e 100% nos dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em relação à CEB, o governo apresentou proposta de recomposição salaria pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). ;Especialmente nesse período de fortes chuvas, é muito importante retomar o trabalho.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação