Mariana Niederauer
postado em 18/01/2018 19:47
A partir deste ano, todas as escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal deverão adotar a semestralidade. No modelo, metade das disciplinas são ministradas no primeiro semestre do ano e a outra parte, no segundo. Apenas português matemática e educação física se mantêm obrigatórias durante todo o ano. De acordo com levantamento da Secretaria de Educação, 54 das 92 unidades de ensino da capital federal precisam aderir ao modelo. Outras 38 já o haviam adotado até o fim do ano passado.
O prazo para as escolas que ainda não fizeram a transição termina este ano, conforme determina o Plano Distrital de Educação (PDE), aprovado em 2014 pela Câmara Legislativa do DF, no primeiro semestre da gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB). As discussões sobre a implantação do sistema começaram ainda em 2011 e, dois anos depois, as primeiras escolas adotaram o modelo.
As disciplinas serão divididas em dois blocos, predefinidos pela secretaria. O primeiro é composto por história, filosofia, biologia, química e inglês. O segundo, por geografia, sociologia, física, artes, espanhol e parte diversificada (PD). No primeiro, entra ainda a de ensino religioso, optativa - caso não haja alunos matriculados, a disciplina é substituída por PD, com outro tema.
Melhoria nos índices
Essa é uma das apostas da secretaria para melhorar os índices de aprendizagem no DF. Dados do Censo Escolar de 2011 a 2016, analisados pela pasta, mostram que a taxa de aprovação nas escolas que adotaram o sistema passou de 64% para 76%. O subsecretário de Educação Básica, Daniel Crepaldi, ressalta que, tanto professores quanto gestores, passaram por formação a respeito do novo modelo. Ele garante que todas as regionais de ensino estão preparadas para auxiliar nas mudanças.
;Sempre fui contra a implantação. Talvez seja bom para professores, mas, para os alunos, acho péssimo. Se o sistema fosse bom, todas as escolas privadas estariam utilizando;, opina Luis Claudio Megiorin, presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF). Para ele, o contato com o conteúdo deve ser diário. ;Talvez funcione melhor quando houver a reforma do ensino médio, porque aí teremos disciplinas em bloco;, avalia.