Ensino_EducacaoBasica

PF investiga se estudante utilizou internet ao realizar prova do Enem

Suspeita surgiu depois de a banca examinadora constatar que a redação do candidato continha trechos de um livro publicados na rede

Renato Souza
postado em 19/01/2018 11:47
O tema da redação do Enem de 2017 foi parecido com o assunto do livro plagiado
A Polícia Federal deflagrou uma operação, nesta sexta-feira (19/1), para apurar uma suspeita de fraude no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A ação ocorre porque a banca aplicadora do exame identificou plágio na redação de um estudante.
De acordo com a PF, o texto do candidato possui trechos do livro Redação de surdos: Uma jornada em busca da avaliação escrita. A suspeita é que o estudante tenha usado a internet durante a realização da prova.

A autora do livro é Maria do Carmo Ribeiro, que publicou na rede a sinopse da obra. O tema da redação do Enem de 2017 foi parecido com o assunto do livro: "Desafios para a formação educacional dos surdos".

Equipes policiais realizaram buscas e apreenderam objetos que podem esclarecer como ocorreu o plágio e se outras pessoas estão envolvidas. De acordo com a PF, se confirmado o crime, o candidato será indiciado por fraude em certame de interesse público, previsto no artigo 311-A do Código Penal, com pena de 1 a 4 anos de reclusão e multa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação