Ensino_EducacaoBasica

Quase meio milhão de alunos voltam às aulas nesta 5ª feira

Secretário de Educação do DF, Júlio Gregório, descarta falta de professores no início do ano letivo nas escolas públicas

Felipe de Oliveira Moura*
postado em 14/02/2018 19:06

Secretário de Educação do DF, Júlio Gregório, descarta falta de professores no início do ano letivo nas escolas públicas

A partir desta quinta-feira (15), as escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal voltam a receber os estudantes após o período de quase dois meses de férias. São cerca de 461 mil alunos matriculados em todas as etapas da educação básica, do ensino fundamental ao ensino médio, segundo dados da Secretária de Educação, que voltam às aulas.
De acordo com o Secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório, a recepção aos alunos fica sob responsabilidade de cada instituição escolar. Em conjunto com a comunidade na qual está inserida, a escola elabora as atividades de boas-vindas à característica dos estudantes daquela cidade. ;Não existe uma programação unificada de recepção aos alunos, mas uma diversidade de formas de acordo com as singularidades da unidade escolar. Da educação infantil ao ensino médio, cada etapa tem sua forma de fazer..

O secretário garantiu que um total de 107 estabelecimentos passsaram por pequenas reformas. Outro número de escolas, esse não contabilizado pela pasta, foram reformadas por meio do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira ( Pdaf), por iniciativa das direções de cada instituição. Além disso, uma parceria envolvendo Caesb, CEB, Novacap e Detran tornou possível a execução do Escolas limpas, programa de revitalização das unidades de ensino. Foram feitos reparos como poda das árvores, limpeza ao redor das escolas, troca de lâmpadas na vizinhança e revitalização das faixas de trânsito. Até agora, 387 faixas foram revitalizadas pelas equipes, nas imediações das instituições de ensino.

O início do ano letivo, segundo o secretário Júlio Gregório, será marcado por uma notícia boa: 3,6 mil contratos temporários foram assinados para acabar com o problema recorrente em início de ano de falta de professores, além da contratação de 652 docentes concursados. ;Todas as carências de professores substitutos abertas pelas direções das escolas foram preenchidas. Claro que podem ter professores que faltem amanhã, isso não tem como controlar. Mas não há drficit no quadro de profissionais;, afirma o secretário. Cerca de 27 mil professores dão aulas na rede pública.

O calendário escolar não sofrerá alterações devido à Copa do Mundo deste ano, disputada na Rússia. ;As escolas de ensino médio seguem o cronograma de adaptação ao novo currículo que, segundo Júlio Gregório, traz benefícios para toda a comunidade escolar. ;Segundo dados que temos é que as escolas que estão trabalhando no regime semestral tiveram significativa diminuição no abandono r na reprovação e melhora no desempenho do Enem, evidenciando que o sistema traz benefícios para os estudantes e para as escolas.;

Ainda de acordo com o secretário, embora o calendário escolar seja anual, a oferta de matérias semestral ajuda na diminuição do conteúdo que cada aluno tem que estudar por semestre e o tempo de aulas com o mesmo professor. Para os docentes, é positivo pela diminuição das turmas atendidas simultaneamente.

Ações do Detran e da PM

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Polícia Militar organizaram esquemas para dar mais tranquilidade do trânsito e segurança aos alunos, mas em ambos os casos, as ações serão promovidas a partir da próxima segunda-feira (19).

No caso do Detran, as ações serão intensificadas nas imediações de escolas, visando orientar pais, alunos e condutores de transporte escolar sobre um trânsito seguro para crianças e adolescentes. Durante as operações serão abordados temas como travessia segura, embarque e desembarque de passageiros, cinto de segurança e dispositivos de retenção, como por exemplo, cadeirinha, assento de elevação, uso do celular ao volante, entre outros.

A fim de atender a comunidade escolar dos turnos matutino e vespertino, as ações serão realizadas das 7h às 15h. Durante as abordagens serão distribuídos materiais educativos.

Transporte escolar

De acordo com o Detran. o DF tem cerca de 3 mil veículos autorizados a exercer a atividade de transporte escolar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos destinados à condução de escolares somente poderão circular com autorização emitida pelo Detran, sendo exigido o registro como veículo de passageiros, inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios como cinto de segurança em número igual à lotação.

O condutor de transporte escolar deve ter idade superior a 21 anos, ser habilitado na categoria D, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante 12 meses, e ainda deve ser aprovado em curso especializado.

Ações educativas

No período de volta às aulas, a Diretoria de Educação do Detran promoverá, com o apoio da fiscalização de trânsito, diversas atividades nos horários de entrada e saída dos alunos e também dentro das salas de aula. Além das ações pontuais, no dia 4 de fevereiro será dado início à campanha publicitária de volta às aulas, que irá abordar assuntos como uso da cadeirinha, respeito às vagas especiais, travessia segura na faixa de pedestre e transporte escolar.

Cronograma das ações educativas

AÇÕES EDUCATIVAS VOLTA ÀS AULAS 2018


DIA

HORÁRIO

LOCAL

19/2/2018

7h às 15h

L2 SUL 416 Sul.

19/2/2018

7h às 15h

W3 SUL 507.

20/2/2018

7h às 15h

SETOR M NORTE VIA MN2 .

20/2/2018

7h às 15h

SETOR M NORTE VIA N3.

21/2/2018

7h às 15h

TAGUATINGA CENTRO-EIT.

22/2/2018

7h às 15h

BRADESCO CEILÂNDIA.

23/2/2018

7h às 15h

QNL CENTRO EDUCACIONAL 06.

Segundo a PM, a ;Operação volta às aulas 2018; seguirá o mesmo modelo adotado para as escolas particulares. Entre as ações previstas estão palestras educativas em sala de aula, visando a prevenção da violência no ambiente escolar. ;A operação tem por objetivo a recepção dos alunos no retorno das atividades escolares, a fim de proporcionar maior segurança, no trânsito, no perímetro escolar e no trajeto casa/escola/casa;, afirmou a assessoria de comunicação do órgão.

Uma lancheira bem organizada é fundamental


Uma preocupação dos pais, principalmente das crianças mais novas, nesse retorno à sala de aula é a lancheira. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, pelo menos, 41 milhões de crianças estão acima do peso ou em estado de obesidade. No Brasil, a última Pesquisa Nacional de Saúde, em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),revelou que o consumo industrializados com grandes quantidades de açúcar e gordura é preocupante nos primeiros anos de vida. Cerca 60,8% das crianças com menos de dois anos de idade comem biscoitos, bolachas e bolos e 32,3% tomam refrigerantes ou suco artificial.

Diante disso, a nutricionista Patrícia Ruffo elaborou dez dicas para orientar os pais na hora de organizar a lancheira dos filhos.

1. No lanche da escola não pode faltar: um líquido, uma fruta, um tipo de carboidrato e um de proteína

2. Para beber, opte pelos chás, água de coco ou sucos naturais (que podem ser colocados em recipientes térmicos para não perder os nutrientes com o passar das horas). As lancheiras térmicas também são ótimas opções para o melhor acondicionamento da comida.

3. Escolha alimentos de conhecimento da criança. A lancheira da escola deve ser uma extensão da alimentação feita em casa. Não adianta colocar um alimento que a criança não costuma ingerir em casa, pois as chances dele voltar na lancheira são grandes.

4. Os bolos são uma boa opção para rechear a lancheira das crianças, desde que sejam os caseiros, como o de laranja, limão, cenoura ou fubá. Evite os bolinhos industrializados, eles são ricos em açúcares e gorduras.

5. Mande as frutas cortadas e descascadas. A aparência é um fator determinante para a criança ingerir determinado alimento.

6. Os pães podem e devem entrar na lancheira escolar, mas o ideal é variar o tipo para a criança não enjoar: pão francês, de forma ou de milho são algumas opções. É preciso estar atento ao recheio de cada pãozinho. Neste sentido, os patês caseiros são opções saudáveis e nutritivas.

7. Faça a lancheira com a ajuda das crianças: a aceitação dos alimentos tem mais chances de sucesso quando a criança se sente parte da tarefa.

8. Invista nos petiscos saudáveis: frutas desidratadas, mix de castanhas e cereais sem açúcar são opções nutritivas e saborosas. O ideal é colocar em um pote fechado ou até mesmo em um saquinho.

9. Pense no cardápio antecipadamente: fazer uma lista para cada dia da semana deixará a rotina mais prática e evitará comer em excessos.

10. Tenha a suplementação como aliada: ela é uma ótima alternativa para suprir as necessidades de nutrientes fundamentais para as crianças, como ferro, cálcio, zinco, fibras e vitaminas A e D.

*Estagiário sob a supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação