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O perfil da disciplina de matemática vai mudar com as novas regras da BNCC

Prof. Ademar Celedônio
postado em 08/03/2018 11:02

Certa vez, durante o check-in em um hotel, a recepcionista que me pedia informações para a ficha de cadastro questionou que disciplina eu ensinava enquanto professor. Ao responder ;matemática;, despertei na jovem um sentimento expresso pelas seguintes palavras: ;Nossa, detesto matemática! Odiava todos os meus professores;.

Fiquei pensando sobre esse momento, e uma das possíveis respostas para tal reação é a de que a matemática ensinada nas escolas brasileiras se distancia bastante da matemática real, situação que está no cerne dos problemas de ensino em nosso país.


Professor Ademar Celedônio Muitas vezes, os alunos veem a matemática como uma matéria morta e sem sentido, longe do dia a dia. Proporcionar essa aproximação é um dos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Educação Financeira, tema transversal contemplado pela BNCC, incorpora a ideia de aproximar o ensino das práticas cotidianas. A partir desse conceito, habilidades diferentes serão trabalhadas para que os jovens estejam preparados a realizar atividades, como ler e compreender um boleto bancário ; habilidade explorada em língua portuguesa, matemática, geografia, com interpretação do conteúdo, cálculo de valores e abordagem em consumo.

Provavelmente, a matemática apresentada para a recepcionista não foi a de aplicação. Se fosse assim, não teríamos tanto desprezo por essa área de conhecimento e tantos maus resultados de aprendizagem.

A matemática está em todo lugar. Nos objetos que criamos, nas obras de arte e na natureza que nos envolve, por mais que não percebamos. Porém quase nada destas conexões são ensinadas aos alunos. O que acontece é que, nas aulas, eles pensam que estão ali para aprender a matéria e executar tarefas. Já os professores deparam-se com uma disciplina com currículo inchado, sem conexões com o mundo real e sem a possibilidade de aprofundar assuntos devido à falta de tempo e a necessidade de se concluir o conteúdo da série.

A Base divide a área de matemática em cinco eixos temáticos. Na prática, significa que, durante todo o ensino fundamental, os conteúdos estão organizados em progressão lógica, podendo ser abordados com mais profundidade.

Claro que só o conteúdo em si não será responsável por uma nova forma de ensino da matemática nas escolas brasileiras. Essa mudança passa pela formação do professor, que terá de se adaptar a essa nova realidade. Para isso, espera-se que as universidades também se adaptem a esse novo modelo.

Ficamos na expectativa que a partir de 2019, com a implementação da BNCC, as mudanças, com novos livros e metodologias comecem a aparecer, e a matemática seja uma disciplina leve e conectada com as novas aspirações de aprendizado no século XXI.

* Autor do artigo, professor de matemática, autor de material didático e diretor de ensino e inovações educacionais do SAS Plataforma de Educação.

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