Ensino_EducacaoBasica

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica estão abertas

Alunos das primeiras séries do ensino fundamental podem participar a partir deste ano

Eu, Estudante
postado em 13/03/2018 16:35
A Olímpiada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas até 18 de maio. Com mais de 10 anos de tradição, a competição é gratuita e acessível a todos os estudantes matriculados em escolas de ensinos fundamental, médio e técnico. A OBR 2018 será organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e é dividida em duas modalidades: teórica e prática.A novidade deste ano é que, além dos níveis 1 e 2 (fundamental e médio), haverá "nível zero", destinado a alunos do 1; ao 3; ano do ensino fundamental.

Na primeira fase, prevista para 8 de junho, os alunos precisam demonstrar conhecimento específico de robótica. As provas são aplicadas na respectiva escola do estudante. A segunda fase, marcada para 24 de agosto, ocorre nas sedes regionais da OBR. Os testes são elaborados por uma comissão de professores, que fazem questões com os conteúdos cobrados nas etapas de ensino. Os melhores estudantes ganham medalhas de ouro, prata, bronze e de honra ao mérito.

A modalidade prática consiste em, a partir de uma simulação de desastre natural, construir em equipe, um robô autônomo, capaz de andar por terreno acidentado e localizar vítimas e resgatá-las. Os inscritos nessa modalidade vão participar de eventos regionais, mas conforme o desempenho que tiverem, podem ser classificados para as etapas estaduais e a final nacional, que será em João Pessoa (PB).

A OBR tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de diversas instituições em todo Brasil. Participam também da organização nacional o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca-Unicamp), Sesi-São Paulo, RoboCup, Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Mostra Nacional de Robótica (MNR), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio pelo site www.obr.org.br, onde também está disponível o manual de inscrições, que esclarece todos os processos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação