Ocorre, nesta terça-feira (3), a entrega da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da etapa do Ensino Médio. Às 15h, em uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Educação (CNE), o ministro da Educação Mendonça Filho apresenta a última versão do documento que embasa os currículos de conteúdos ensinados nas escolas.
De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Educação Básica, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a insatisfação com a educação do ensino médio no país cresce. De 2013 para 2017, o número de entrevistados consideram o nível médio como ruim ou péssimo saltou de 15% para 26%. Outro percentual que cresceu foi o de brasileiros que concordam que um ensino de baixa qualidade é prejudicial para o desenvolvimento do país: de 61%, em 2013, para 74%, em 2017.
Além disso, 12% dos entrevistados acreditam que o aluno do ensino médio das escolas públicas está bem preparado para se inserir no mercado profissional; 23% revelam que está despreparado. Em 2013, 55% dos entrevistados consideravam que o aluno estava bem ou razoavelmente preparado.
O documento da BNCC inclui as alterações estipuladas pela reforma do ensino médio. Para a homologação do documento, o próximo passo é o debate e a votação do texto pelos conselheiros do CNE.