Marília Lima*
postado em 25/04/2018 18:09
Um simples trabalho de escola deu origem ao segundo livro dos autores infantojuvenis Adriana Araújo, 46 anos, e Marco Antonio Araújo, 12 anos. A dupla decidiu publicar a obra, escrita quando o pré-adolescente, então com 7 anos, participou do projeto Ciranda da Leitura do Colégio La Salle, em Águas Claras. O primeiro livro publicado por eles foi Toninho e Seu Fiel Amigo Bolota, que aborda a importância dos cuidados com os animais e a responsabilidade que é ter um bichinho, a partir das experiências de Marco Antônio com seu animal, Bolota.
Alertar as crianças para a saúde bucal e entreter os leitores por meio de leitura é o objetivo do segundo livro Toninho e a festa do Bicho Dente, que conta a história de um bicho que fica feliz quando as crianças comem guloseimas e não escovam os dentes. Assim, ele poderá abrir os buracos que se transformarão em cáries. No entanto, alguns personagens nessa história ajudam as crianças a protegerem seus dentes.
O jovem contou com a ajuda da mãe para escrever os livros, sugerindo nomes dos personagens e escrevendo algumas partes da história. ;É muito importante a visão dele, porque os livros são para crianças. A história é feita em conjunto;, conta Adriana.
Formada em letras espanhol pela UNB, Adriana relata que o hábito de leitura ajudou o filho no momento de escrever o segundo livro. E, ao longo do processo de criação, a agilidade de leitura e interpretação do Marco Antonio melhoraram em larga escala. ;Acredito que tudo na vida é um processo. Quanto mais você lê, mais facilidade terá para entender e interpretar os fatos. Esse processo é de evolução e - como a gente ler todos os dias - isso vai acrescentando novas palavras em seu vocabulário e acaba desenvolvendo um raciocínio melhor. Foi isso que ocorreu com meu filho. A nossa rotina de leitura e escrita ajudou no momento de produção do primeiro livro e, na edição do segundo, ele estava com a escrita mais ágil e com muitas ideias;, explica.
A família tem até hoje uma rotina rigorosa de leitura. Atualmente, Marco Antônio está lendo Dom Quixote, um livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). Além disso, o garoto incentiva os colegas de escola a escrever. ;Sempre digo para os meus amigos que escrever é uma experiência muito boa;, diz. Ele também gosta da ideia de lançar uma obra literária. ;Ter um livro publicado é excelente. As pessoas costumam elogiar nosso trabalho e a gente acaba fazendo novos amigos durante as solenidades de lançamento. Ele também destaca a importância de trabalhar esses projetos com a mãe. Até agora, não conheci ninguém que tenha escrito e publicado um livro com a mãe;, revela.
Apesar de matemática ser a matéria preferida, ele adora escrever. Questionado sobre como é o processo de escrita, o jovem é direto: ;Escrevo tudo ao lado de minha mãe. Às vezes, pensava em alguma coisa na escola e depois comentava com ela. Não tenho um ritual para conseguir escrever, é algo que vai saindo naturalmente. É um trabalho de muita parceria e interação;, disse.
A família é uma peça importante para o desenvolvimento intelectual de uma criança, Adriana conta que se o filho ainda não sabe ler, é dever dos pais lerem para ele e incentivar o diálogo para desenvolver a capacidade de interpretação. ;Sou formada em letras e sei como a literatura é importante. Quando os pais falam que não compram livros porque os filhos ainda não sabem ler, isso me dói bastante. Os pais são peça-chave para o desenvolvimento do filho, devemos incentivar a leitura e a interação entre pais e filhos, aproveitando os momentos de lazer, atividades e os projetos desenvolvidos na escola;, explica.
No futuro, mãe e filho pretendem lançar mais um livro. Desta vez, a continuação do primeiro livro sobre o Bolota. ;Agora ele está maior, faz coisas diferentes e devemos ter outras responsabilidades com ele;, relata Marco Antonio. A primeira obra conta a história de um menino que ganhou de presente de aniversário um cachorrinho. Era tudo que o menino mais queria. No desenrolar da história, o leitor terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre deveres e responsabilidades de quem é dono de animal de estimação. Enfim, um livro escrito para crianças e adultos que adoram bichos.
Não perca!
Toninho e a festa do Bicho Dente
A publicação foi feita pela editora Eis Editora e o lançamento do livro ocorrerá neste sábado (28), no Consultório Inara Pinheiro Odontologia Max Mall - Rua 7 Norte - Águas Claras. O exemplar custará R$ 30.
*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá