Ensino_EducacaoBasica

Alunos do DF conquistam 9° lugar em torneio de física

Competição exigiu habilidades e competências na resolução de problemas de física; estudantes receberam medalha de bronze

Gabriela Andrade*
postado em 15/05/2018 14:50
Estudantes do 3; ano do ensino médio do Centro Educacional Sigma da 912 Sul conquistaram o 9; lugar no ranking nacional no Torneio Internacional de Jovens Físicos 2018 (IYPT Brasil), que ocorreu em abril em São Paulo (SP). No âmbito local, a equipe Einstein La Vista Baby 2.0 ficou em 1; lugar entre as escolas de Brasília. ;Uma amiga e meus pais me incentivaram a participar da competição científica e também sempre me dei bem em exatas. É um torneio profundamente engajado na parte experimental de física. Participar foi muito gratificante ainda mais quando se tem um resultado esperado;, explica Guilherme Lôbo, 17 anos, que pretende cursar engenharia agrônomica. A equipe vencedora da competição foi a Pequi de Newton, integrada por alunos de uma escola de Goiânia. Eles receberam medalhas de ouro e representarão o Brasil no torneio internacional, que ocorrerá, no período de 19 a 26 de julho, na China.

O IYPT Brasil é uma competição científica para estudantes do ensino médio de todo o país e é conhecido também como ;Copa do Mundo de Física;. As habilidades e competências exigidas foram para investigar o fenômeno de sete problemas de uma lista de 17 desafios propostos pela organização do evento. Durante o torneio, os alunos tiveram que apresentar e propor resoluções para três dos sete problemas escolhidos.

Alunos comemoram o 9° lugar em ranking nacional em torneioO primeiro foi o ;Lanterna Radiante;, que consistiu em investigar o porquê de a possibilidade de observar raios de luz emanando do centro de uma lanterna quando esta é fotografada a noite. O segundo foi o ;Pesando o Tempo;, no qual os estudantes precisaram indicar o motivo de uma ampulheta mudar de peso aparente durante o funcionamento dela. O terceiro e último foi o ;Desafio da garrafa; em que os participantes determinaram o lançamento bem-sucedido de uma garrafa plástica, preenchida parcialmente com água de modo que ela pousasse com a base no chão e verticalmente.

Esta é a segunda vez que Eric Guerra, 17, participa do evento. ;Aprofundar os conhecimentos foi uma experiência bem produtiva e interessante. Foi necessário tentar amenizar os erros tanto instrumentais quanto aleatórios e sistemáticos. Um dos desafios foi o da garrafa que pedia para analisar os parâmetros que influenciavam o lançamento bem-sucedido dela;, cita o futuro aluno de engenharia elétrica.

Bruno Couto, 17, conta que física não é uma disciplina de que gosta muito. Ele prefere matemática. No entanto, aprovou bastante a competição. ;Os desafios foram tentar fazer os experimentos de uma forma que o competidor consiga visualizar todos os parâmetros relevantes e também achei muito interessante, pois aprendemos a utilizar os métodos científicos para chegar a uma proposta que melhor resolvesse ou explicasse o fenômeno;, enfatiza.

Estudantes do Sigma conquistam medalha de bronze em torneio de físicaO coordenador de física do Sigma, Paulo Ferrari, explica que os alunos se interessaram pelo projeto em uma das aulas de extensão. ;Esses encontros servem para aprofundar conteúdos estudados para além do ensino médio e, desde então, a direção abraçou a ideia e já é o segundo ano consecutivo que participamos;, lembra. De acordo com Ferrari, o projeto começou em agosto do ano passado com a publicação dos problemas. ;Então, começamos a escolher quais questões resolveríamos e nos reuníamos semanalmente no laboratório de física para desenvolvermos experimentos e discutirmos o planejamento e a análise do experimento;, conta.

Além disso, o docente destaca que é uma forma de o aluno perceber que a física é uma metodologia para analisar o mundo. ;É uma forma de eles conseguirem entender fenômenos cotidianos ou tecnologias mais avançadas. Esse estudo científico é empolgante e interessante. Não é algo só para pessoas velhas que usam jaleco e óculos, é algo próximo à realidade deles;, explica. ;O torneio é um evento bastante avançado e completamente fora do usual do ensino médio. É voltado para inclinação de pesquisa científica. Requer muitas horas de dedicação fora do horário usual;, finaliza.


*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação