Eu, Estudante
postado em 22/05/2018 15:21
Já estão abertas as inscrições para a 1; edição da Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon), voltada não apenas para estudantes, mas também para interessados em economia. Para quem deseja participar, o cadastro é gratuito e pode ser feito pela internet até sexta-feira (25). O evento contempla a etapa classificatória para a Olimpíada Internacional de Economia, a IEO, que ocorrerá em Moscou, Rússia, de 14 a 22 de setembro deste ano. No Brasil, o Instituto Vertere é responsável pela organização e realização dessa Olimpíada.
O principal propósito da Obecon é promover atividades que estimulem os participantes interessados em economia, negócios e finanças, por meio da resolução criativa de problemas. Consciente de que a economia não é uma disciplina obrigatória na grade curricular das escolas, a organização da olimpíada disponibiliza um documento, o Syllabus, que contém orientações e bibliografia para o estudo preparatório.
[SAIBAMAIS]
As atividades propostas nas três fases da Obecon também vão exigir dos estudantes o pensamento analítico ; principalmente a noção de ;causa e consequência; ;, a curiosidade por fenômenos econômicos, a clareza em formular argumentos lógico-matemáticos e a capacidade de integrar conhecimentos novos à sua visão de mundo. Esses conceitos serão muitas vezes explicados durante a própria atividade olímpica, de modo que o aluno saia da prova com um novo aprendizado e com diferentes formas de enxergar o que já sabia a respeito de determinado assunto.
A primeira fase ocorrerá entre 26 de maio e 2 de junho, pela internet. A segunda fase será 9 de junho, em pólos de apoio espalhados pelo Brasil. A terceira etapa será presencial, em local a definir. Nesta última fase ocorre a classificação de apenas cinco participantes que vão representar o Brasil na 1; Olimpíada Internacional de Economia, na Rússia. Mais de 10 países já estão participando.