Ensino_EducacaoBasica

Udemy inaugura o primeiro escritório na América do Sul

Plataforma on-line oferece cursos gratuitos ou de baixo custo para estudante ou qualquer profissional que deseja investir na carreira

Tayanne Silva*
postado em 15/06/2018 18:52

Jana Ramos, João Paulo Lira , Jamilton Damasceno e Gabriela Ermini
A Udemy, uma plataforma de aprendizado on-line que oferece cursos gratuitos ou promocionais para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender e também dar um up na carreira, inaugurou o primeiro escritório do Brasil, na cidade de São Paulo. O evento ocorreu nesta quinta-feira (14). ;O país é o quinto melhor mercado do mundo para Udemy , atrás da França, Alemanha, China e Índia;, diz Sérgio Agudo, o country manager (diretor-geral) da empresa no Brasil. A Udemy é uma empresa privada e está sediada em São Francisco, Califórnia, com escritórios na Irlanda e na Turquia.

O evento de inauguração do escritório de São Paulo contou com a presença do CEO da Udemy, Kevin Johnson; o country manager para o Brasil, Sergio Agudo; e a diretora de comunicações globais, Romina Varriale. A gerente de marketing, Gabriela Ermini, foi responsável pela mediação do bate-papo com alunos e instrutores Jana Ramos, Jamilton Damasceno e João Paulo Lira que participaram do painel e relataram as experiências pessoais e profissionais relacionadas à plataforma.
Sérgio Agudo, o country manager (diretor-geral) da empresa no Brasil.
A empresa conecta os criadores (instrutores) dos cursos a distância com os estudantes do mundo inteiro que querem adquirir conhecimento. Atualmente, a startup tem 24 milhões de alunos em todo o mundo, sendo 35 mil instrutores cadastrados. São 80 mil cursos em mais de 50 idiomas. No Brasil, a plataforma oferece 250 cursos em português. A marketplace oferece aos instrutores ferramentas de ensino, como PowerPoint, áudios, arquivos. Os estudantes podem fazer perguntas no fórum para os professores para serem respondidas. As pessoas que usam os aparelhos eletrônicos móveis e não têm acesso à internet, podem recuperar o conteúdo dado nas aulas on-line fazendo download dos conteúdos. Os cursos oferecidos pela marketplace global de ensino on-line leva em conta três quesitos: flexibilidade, praticidade e custo. Os cursos são de baixo custo (R$ 39 a R$ 579,99). As promoções são oferecidas a partir de 19,90.

De aluno a instrutor

A plataforma também oferece bastante flexibilidade ao aluno. Ele pode, por exemplo, ter a chance de se tornar instrutor. João Paulo Lira, 24 anos, recém-formado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é um dos educadores e aluno da Udemy. Ele tem mais de 30 mil alunos cadastrados e quatro cursos relacionados ao Microsoft Office Excel, mas começou como aluno há três anos. ;Estava procurando um curso para aprender a programar, eu acabei tendo uma ótima experiência", ele disse. O jovem empreendedor e consultor percebeu que poderia ajudar os colegas de turma com um curso de Excel. ;Eu vi que muitas pessoas da minha turma da faculdade não sabiam usar o programa. Pensei na época: se eu não funcionar como instrutor, pelo menos tentei ajudar meus amigos!”, ele conta.

;No meu caso foi bastante curioso quando tudo começou! Eu estava procurando um curso para me atualizar em webdesigner e programação, mas somente encontrei conteúdo em inglês;, diz o analista de sistemas formado pela Fatec Ourinhos Jamilton Damasceno. Ele é monitor de 102.028 alunos em 13 cursos. Jamilton revela o que o motivou a criar os primeiros cursos: ;Eu dava aulas presencialmente de informática. E vi a possibilidade de atingir uma quantidade maior de pessoas na plataforma;, diz.

A publicitária formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) Jana Ramos, 33, explica como criou a própria capacitação de Growth Hacking na plataforma. ;Eu estava dando palestras sobre esse conteúdo em várias empresas. Acredito que Udemy viu a minha palestra, e depois o Paulo Andrade (instrutor) entrou em contato comigo. Ele perguntou por que eu não transformava a palestra em um curso. Comecei a testar, gravei um vídeo muito rápido. E percebi que em quatro meses já tinha mil alunos ;, relata Jana.

Quem quiser ser um educador da plataforma precisa enviar um vídeo - teste para Udemy. Em seguida, a startup indicará um instrutor e analisará a qualidade do conteúdo e a técnica do vídeo. Acesse a página e saiba mais como ser um instrutor. Já para as pessoas que não sabem como criar uma capacitação entre no ;Como Criar Seu Curso Na Udemy - Unnoficial;.

Sobre Udemy

CEO Kevin Johnson inaugurando o primeiro escritório em solo brasileiro

A Udemy foi criada por Eren Bali, em 2007, quando morava na Turquia. Mas, ao morar no Vale do Silício, na Califórnia, encontrou investidores que pudessem fazer crescer o negócio. Existe uma variedade de categoria de cursos que vão desde desenvolvimento Web, engenharia de Software a língua espanhola, francês, hebraico, italiano, entre outros. A definição da empresa é a democratização da educação de acordo com CEO Kevin Johnson. ;Nós acreditamos que há pessoas com talentos no mundo inteiro e a única coisa que faz com que não se realizem é a falta de oportunidade;, afirma.

Além disso, os estudantes e profissionais podem ter acesso a aulas com conteúdos do uso diário, como aprender a mexer no Microsoft Office (Excel, PowerPoint) ou conseguim fazer maquiagem prática em 10 minutos. A vantagem é que o usuário pode acessá-la quando desejar, também criar o próprio curso e ganhar dinheiro com a inovação.

Saiba mais



*A estagiária, sob a supervisão de Ana Sá, viajou à convite da Udemy

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação