Ensino_EducacaoBasica

Inep promove seminário sobre educação básica

Evento, que terá transmissão on-line, é em comemoração aos 80 anos de fundação e 20 anos de atuação como autarquia federal do instituto

Eu, Estudante
postado em 26/06/2018 12:57
Entre quinta-feira (28) e sexta-feira (29) ocorre o Seminário Internacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nos dois dias de evento serão debatidos a avaliação, a produção e a divulgação de estatísticas da educação básica brasileira.

O evento é destinado às equipes técnicas do Inep e do Ministério da Educação (MEC); representantes do Conselho Nacional de Educação Básica, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, do Conselho de Secretários Estaduais e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Porém, toda a programação será transmitida pela Internet. Os interessados terão acesso às conferências e às mesas redondas, e poderão interagir com os debatedores e apresentadores por meio do envio de perguntas e comentários. O link para assistir será divulgado em breve.

O objetivo da ação é proporcionar uma reflexão analítica sobre os dados educacionais produzidos pelo Instituto; a discussão sobre os trabalhos em curso, os ganhos e potencialidades; e a promoção de ajustes para a garantia da melhoria das estatísticas e da avaliação da educação básica no país.

Entre os presentes estarão representantes de agências como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco Brasil), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com países como México e Portugal.

Entre os temas estão: as possibilidades e limites para produção de estatísticas e de fatores associados à qualidade educacional; o Sistema de Avaliação da Educação Básica: aprimoramentos para a Edição de 2019; a composição de indicadores internacionais comparados a partir de diferentes fontes de informação; e a divulgação de microdados públicos e a preservação do sigilo estatístico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação