postado em 30/06/2018 07:00
Os alunos de 42 instituições de ensino das redes pública e privada participam da etapa distrital dos Jogos Escolares Paralímpicos às 8h deste sábado (30/6), no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907/908 Sul. No total, 143 estudantes vão competir.
Os atletas, vindos de 35 escolas públicas e sete privadas, competirão nas modalidades atletismo, natação, bocha e tênis de mesa. A disputa é uma seleção para a 12; edição das Paralimpíadas Escolares, que ocorrerá em novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.
Nesta edição nacional das Paralimpíadas, além do Distrito Federal, competem Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Sergipe. Em 2017, mais de 900 estudantes de todas as unidades da Federação foram para a disputa ; foi a primeira vez que a competição foi tão abrangente. À época, estudantes-atletas de capital alcançaram o terceiro lugar no pódio de vitória.
Mais jogos
Até 7 de agosto, os atletas podem se inscrever na 58; edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal ; que não teve a data da competição divulgada. Os estudantes podem disputar nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.
Nas modalidades coletivas, o prazo é maior: as provas ocorrem de junho até setembro. Entram na competição basquete, futsal, handebol e vôlei.