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Rede pública tem maior número de alunos com idade acima da série de ensino

Os dados são do Censo Escolar 2017, divulgados pelo Inep

Eu, Estudante
postado em 20/07/2018 12:13
O Indicador avalia o percentual de alunos que tem dois ou mais anos de idade acima do recomendado em determinada série

Dados do Indicador Educacional Taxa de Distorção Idade-Série apontaram que em 2017, a taxa de distorção idade-série foi de 28,2% no ensino médio e de 18,1% no ensino fundamental, ou seja, a distorção foi quatro vezes maior do que a rede privada nas duas etapas de ensino. Os dados foram extraídos do Censo Escolar 2017, um dos oito divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no início de julho

O Indicador permite avaliar o percentual de alunos que tem dois ou mais anos de idade acima do recomendado em determinada série (a idade estabelecida para ingresso no ensino fundamental é de seis anos). Os dados estão disponíveis para consulta no Portal do Inep, na seção Dados. Ao selecionar o indicador de interesse, serão listados todos os anos em que ele foi divulgado. Além disso, é possível fazer download dos dados por Brasil, regiões e unidades da federação: municípios e escolas.

Este ano, o Inep divulgará dez Indicadores Educacionais: média de alunos por turma; média de horas-aula diária; taxa de distorção idade-série; percentual de docentes com curso superior; adequação da formação docente; regularidade do corpo docente; esforço docente; complexidade da gestão da escola; taxa de rendimento; e taxa de transição. Esses dois últimos ; com informações sobre aprovação, reprovação e abandono; e promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ; serão divulgados ainda neste segundo semestre.

Indicadores Educacionais ; Os Indicadores Educacionais do Censo Escolar permitem conhecer não apenas o desempenho dos alunos, mas também o contexto socioeconômico e as condições de em que se dá o processo ensino/aprendizagem no qual os resultados foram obtidos. Os Indicadores são úteis principalmente para o monitoramento dos sistemas educacionais, considerando o acesso, permanência e a aprendizagem de todos os alunos. Dessa forma, contribuem para a criação e o acompanhamento de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação e dos serviços oferecidos à sociedade pela escola.

Acesse aqui os Indicadores Educacionais

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