Eu, Estudante
postado em 15/08/2018 19:06
Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação SM fará o Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI). O evento, que ocorrerá entre 28 e 29 de agosto, em São Paulo, terá como tema ;A escola e a vida lá fora: (re)conhecer para transformar; e contará com cinco painéis de debate. Cada painel abordará um tema diferente relacionado à educação e terá a participação de mediadores e palestrantes de diferentes países. Inscrições para o seminário são gratuitas.
Entre os convidados internacionais estão os chilenos Guillermo Sunkel e Ernesto Espindola ; responsáveis pela pesquisa ;O direito a uma educação de qualidade nas sociedades ibero-americanas;, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Entre os participantes brasileiros, estão a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda; a educadora e gestora da Rede LiteraSampa, Bel Santos Mayer; a professora e curadora pedagógica da Flip, Ana Beatriz Goulart de Faria; o arquiteto e urbanista Paulo Mendes; entre outros.
Confira a programação do seminário
28 de agosto : a mesa de abertura do Seminário (Painel 1) abordará o tema ;Diferentes territórios, diferentes olhares e necessidades;. Nele, os palestrantes discutirão o reconhecimento da pluralidade e heterogeneidade dos territórios para a formulação e implementação de políticas públicas.
Ainda no mesmo dia, no Painel 2, haverá a apresentação de uma pesquisa inédita sobre ;O direito a uma educação de qualidade nas sociedades ibero-americanas;, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) ; e o lançamento do Observatório da Juventude na Ibero-América.
29 de agosto: o dia seguinte terá mais três painéis. O primeiro, que terá como tema ;Juventudes e escolas - Diálogos Possíveis;, irá debater como a escola brasileira lida com o desafio de estabelecer um diálogo com o jovem. O Painel 3 contará ainda com a apresentação de uma pesquisa exclusiva sobre ;Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: o caso das ocupações de escolas em São Paulo (2015), do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
Já o Painel 4, discutirá o tema ;BNCC e Educação integral: possibilidades e contradições;; e o Painel 5 encerrará o evento com o assunto ;Reforma do ensino médio e desigualdades educacionais;.