Ensino_EducacaoBasica

Professor inova e dá aula de matemática com pizzas em Planaltina

Juntos, ele e os alunos do Centro Educacional 3 de Planaltina organizaram uma aula temática sobre estudos regiões circulares e, no fim, comeram as pizzas

Erika Manhatys*
postado em 23/08/2018 10:00
Pedro Emílio organizou uma aula diferente para ensinar matemática aos alunos do CEd 03
Aula com %uD835%uDF2Bzzas (pizzas). Assim Pedro Emílio de Melo, 47, intitulou a classe ministrada na segunda-feira (20/8). Os alunos do Centro Educacional 3 de Planaltina contaram com a criatividade do professor de matemática, que organizou um lanche para reproduzir o conteúdo sobre regiões circulares. ;Eu levei uma pizza e os alunos se organizaram para levar as outras, foram 16 no total. Duas delas, eu utilizei para explicar de maneira lúdica a matéria e, depois, nos unimos para confraternizar e comê-las;.
Sobre a ideia de fazer da sala de aula um ambiente de diversão, Emílio conta que sempre busca alternativas de tornar o conteúdo mais leve. ;Quando possível, eu trabalho com jogos e brincadeiras, apesar de a matemática não permitir atividades muito diferentes, eu tento sempre inovar e deixar a aula mais tranquila. Desta vez, casou perfeitamente o estudo de áreas circulares com o formato da pizza;, relata. O professor é funcionário da Secretaria de Educação há 20 anos e, há 28, trabalha com o magistério. Além de atuar com o ensino regular, ele mantém um grupo de estudos na Faculdade de Planaltina (FUP), um dos câmpus da Universidade de Brasília (UnB).
Os alunos do segundo ano, do ensino médio, também se mobilizaram e compraram 15 pizzasJulyana de Melo Nogueira, 17 anos, é representante da turma que organizou a Aula com %uD835%uDF2Bzzas. Ela, que diz ter gostado muito, acredita que essas ações auxiliam no processo de aprendizado e que outros professores deveriam adotar a didática. ;Seria legal que outros professores também fizessem isso. Todo mundo da sala interagiu, tiveram uma boa motivação, o que geralmente é difícil. Porém, hoje, 100% da turma estava ligada, porque sabem que não é qualquer professor que daria uma aula assim;.

O centro de ensino está localizado em uma importante área de conflito entre gangues, no Jardim Roriz. O local acumula uma longa listagem de disputas entre rivais, que resultam em crimes bárbaros e uma infinidade de homicídios. O peso da má fama recai sobre os jovens, que tentam fazer das dificuldades, uma superação.
;A localidade apresenta muita violência, porém, a expressiva maioria dos alunos é formada por boas pessoas. Eu nunca conheci alguém que apresentasse risco aos colegas e acho que eles são muito estigmatizados pelo fato de morarem em uma área considerada violenta, como esta;, conclui o professor.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação