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Metas do Ideb não são atingidas em nenhum estado no ensino médio

No Brasil, apenas o ensino fundamental 1 atingiu a meta proposta para 2017. Distrito Federal tem pequeno aumento em todas as séries analisadas

Darcianne Diogo*
postado em 03/09/2018 16:55
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, publicado nesta segunda-feira (3), traz dados escolares do ensino fundamental e médio de todo o país, a partir do desempenho obtido pelos alunos no Saeb 2017 e das taxas de aprovação, calculadas com base no Censo Escolar 2017. O levantamento aponta que há desempenho satisfatório apenas nos anos iniciais do ensino fundamental. Na manhã desta segunda-feira (3), o ministro da Educação, Rossieli Soares, classificou o desempenho geral como "vergonhoso" para o Brasil.
Ministro Rossieli reconhece desempenho ruim do ensino brasileiro

O Distrito Federal foi uma das unidades que superaram as notas do Ideb nos anos iniciais, com nota de 6,3. Mas o levantamento também apresentou resultados negativos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental. Confira histórico do Ideb em cada etapa de ensino:

Anos iniciais do ensino fundamental

Nos anos iniciais do ensino fundamental (o chamado fundamental 1, até o quinto ano), o Brasil alcançou o índice de 5,8 pontos em 2017. A meta proposta foi 5,5, ou seja, houve um aumento de 0,3 ponto. Os estados de Amapá (4,6), Rio de Janeiro (5,8) e o Rio Grande do Sul (5,8) não alcançaram suas metas. Desde a criação do Ideb, o Distrito Federal tem aumentado anualmente sua média no fundamental 1, marcando 5,9 pontos em 2013, 6 em 2015 e 6,3 em 2017.

Por outro lado, oito estados se superaram nas notas do Ideb, com nota maior ou igual a 6,0. São eles: Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina e Goiás. Cabe destacar o estado do Ceará, que superou a meta proposta para 2017 em 1,4 ponto.
[SAIBAMAIS]
Os estados do Alagoas, Piauí e Ceará apresentaram os maiores crescimentos no período. Ainda é possível observar que São Paulo (6,6), Paraná (6,5), Santa Catarina (6,5) e Minas Gerais (6,5) detêm os maiores Idebs do País nos anos iniciais do ensino fundamental.

Sem a rede privada, o Ideb do Brasil, nos anos iniciais, é 0,3 ponto inferior. Apesar disso, o país mantém uma trajetória consistente de melhoria, superando a meta proposta e atingindo um valor igual a 5,5 em 2017. Isto proporcionou um aumento de 1,9 ponto no Ideb da rede pública entre 2005 e 2017. A rede pública do estado do Ceará, por exemplo, apresentou a melhor evolução nesse mesmo período, passando de 2,8, em 2005, para 6,1, em 2017. Considerando todas as escolas públicas, 71% dos municípios alcançaram a meta proposta para 2017. Confira ranking geral do fundamental 1, considerando instituições da rede pública e privada:
No Brasil, apenas o ensino fundamental 1 atingiu a meta proposta para 2017. Distrito Federal tem pequeno aumento em todas as séries analisadas

Anos finais do ensino fundamental

Apesar da melhoria do Ideb no fundamental 1, não houve avanço nos anos finais do ensino fundamental. Com índice de 4,7, o Brasil não atingiu a meta de desempenho para 2017. Das 27 unidades da federação, 23 aumentaram o Ideb, mas apenas sete alcançaram a meta proposta. São eles: Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás. O registro negativo foi a queda do Ideb nos anos finais do ensino fundamental no estado de Minas Gerais. O Distrito Federal figura na 5; colocação, com 4,9 pontos, ao lado de Mato Grosso, Rondônia e Paraná. O DF aumentou 0,3 ponto em relação a 2015.

Os maiores avanços foram alcançados por Amazonas, Ceará e Mato Grosso. Do outro lado, com pouca evolução no Ideb aparecem os estados de Amapá (3,8), Roraima (4,1) e Rio Grande do Sul (4,6). Cabe também destaque para os estados de Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Ceará com os melhores desempenhos nos anos finais do ensino fundamental.

Analisando a rede pública, o Ideb do Brasil é 0,3 ponto inferior. Apenas nove estados tiveram desempenho suficiente para alcançar a meta. Vale ressaltar o estado de Goiás, que superou a meta proposta 2017 (5,1) e, alcançou o melhor índice entre os estados brasileiros. Cerca de 38,5% dos municípios alcançaram a meta proposta, sendo que o estado de Ceará apresenta índice superior a 95% das redes públicas.

Na rede pública, 423 municípios alcançaram a meta do Brasil para 2021, sendo que 27,6% deles, estão em São Paulo. Em outro sentido, 766 municípios têm Ideb até 3,4, dos quais, 29,1% está na Bahia. Na rede estadual, oito estados atingiram a meta proposta: Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso. O estado de Goiás é o destaque positivo, sendo o único com Ideb acima de 5,0. Minas Gerais registrou queda de desempenho nos anos finais do ensino fundamental. Quanto à rede municipal, apenas 40,5% dos municípios atingiram a meta. O estado do Ceará se destaca, com mais de 95% dos municípios atingindo a meta de 2017. Nas regiões Norte e Nordeste cerca de 30% das escolas municipais não alcançaram um Ideb de 3,5. Na região Centro-Oeste, essa proporção é igual a 5,8%.

A rede privada não atingiu a meta proposta para 2017. Em apenas três estados houve desempenho nos anos finais do ensino fundamental: Acre, Tocantins e Mato Grosso. A diferença no desempenho no Ideb entre a rede privada e a rede pública é maior nos anos finais (2,0 pontos) quando comparada aos anos iniciais (1,6 ponto). Confira ranking geral do fundamental 2, considerando instituições da rede pública e privada:
No Brasil, apenas o ensino fundamental 1 atingiu a meta proposta para 2017. Distrito Federal tem pequeno aumento em todas as séries analisadas

Ensino Médio

Nenhum estado da federação atingiu a meta no ensino médio, estágio do ensino que tem o pior desempenho. Em uma análise das sete edições do Ideb, foi contatado que em três edições consecutivas, o ensino médio não apresentou avanços no desempenho dos alunos. Em 2017, houve crescimento de 0,1 ponto. Apesar disso, o país está distante da meta projetada, que é de 4,7. Cinco estados tiveram redução no valor do Ideb, mas o estado de Espírito Santo teve o melhor desempenho no país (4,4). O Distrito Federal aumentou 0,1 ponto em relação ao último Ideb.

Nove estados alcançaram valores de Ideb igual ou superior a 4,0, são eles: Espírito Santo (4,4), Goiás (4,3), São Paulo (4,2), Distrito Federal (4,1), Pernambuco (4,1), Santa Catarina (4,1), Ceará (4,1), Paraná (4,0) e Rondônia (4,0).

A rede estadual participa com mais de 97% da matrícula na rede pública, evidenciando que o ensino médio é predominantemente de responsabilidade dos governos estaduais e do Distrito Federal. Mas apenas dois estados alcançaram a meta de 2017, Pernambuco e Goiás. Em 2017, o Ideb registrou desempenho inferior a 3,0 pontos, em três estados: Pará, Rio Grande do Norte e Bahia. No outro extremo, aparecem os estados de Goiás, Espírito Santo e Pernambuco com Ideb igual ou superior a 4,0. Confira ranking geral do ensino médio, considerando instituições da rede pública e privada:
No Brasil, apenas o ensino fundamental 1 atingiu a meta proposta para 2017. Distrito Federal tem pequeno aumento em todas as séries analisadas
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

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