Ensino_EducacaoBasica

Itaú Social recebe inscrições para edital de seleção de livros infantis

Editoras de todo o país podem submeter as propostas até 8 de novembro

Eu, Estudante
postado em 24/10/2018 11:58
O Itaú Social está com inscrições abertas até 8 de novembro para o edital ;Leia para uma Criança;, que selecionará livros infantis que farão parte da campanha nacional de incentivo à leitura em 2019 e 2020. Editoras de todo o país, exceto as contempladas no último edital, podem submeter até três títulos de obras infantis pelo site Prosas. As submissões podem ser até as 18h.

Ao todo, serão selecionadas de duas a quatro obras distintas de prosa ou poesia, recentes ou reeditadas, de até 50 páginas, voltadas a crianças de 0 a 6 anos. Está prevista a aquisição de até dois milhões de exemplares de cada título selecionado. As editoras contempladas também cederão os direitos para a produção de até 10 mil exemplares em braile e em formato acessível para leitores com deficiência.

A campanha

A iniciativa ;Leia para uma Criança; ocorre todos os anos, durante o mês de outubro, pelo Banco Itaú e o Itaú Social. A finalidade é incentivar a leitura do adulto para a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos familiares e de participação ativa na educação desde a primeira infância.
O livro Em 2018, foram disponibilizados 1,8 milhão de coleções com duas edições exclusivas dos livros ;Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e ;Pedro vira porco-espinho;, de Janaina Tokitaka. Desde o início da ação, em 2010, já foram oferecidos cerca de 51 milhões de livros.

Inscrição e seleção

Para completar a inscrição, é preciso fazer também o cadastro no site de fornecedores do Itaú Unibanco, preenchendo o formulário eletrônico e enviar um exemplar de cada livro inscrito para o endereço indicado no regulamento. Todos os passos estão descritos no edital disponível no Prosas.
A seleção ocorrerá em seis fases. A primeira conferirá se os livros inscritos atendem aos critérios básicos de triagem: temática abordada na história, características literárias do texto, qualidade do projeto gráfico e autoria, que visa buscar diversidade e representatividade da produção nacional. Os passos seguintes serão a conferência documental, análise jurídica de direitos autorais, avaliação da comissão nacional, etapa com grupos focais e os finalistas seguirão para parecer técnico dos especialistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação