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1ª Olimpíada de Matemática para 4º e 5º anos ocorre nesta terça-feira (30)

1,5 milhão de alunos irão fazer o exame que terá 1h30 de duração

Eu, Estudante
postado em 29/10/2018 13:21

Mais de 1,5 milhão de alunos de 4; e 5; anos do ensino fundamental de 20 mil escolas públicas de todo o Brasil terão um desafio inédito nesta terça-feira (30), a prova da 1; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ; Nível A (OBMEP Nível A 2018). A proposta é pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que já promove a competição desde 2005 para alunos do 6; ano ao ensino médio.

A 1ª OBMEP Nível A têm apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC)

Para participar da OBMEP, cerca de 1,5 mil secretarias de educação e representantes de escolas federais se inscreveram gratuitamente, entre 11 de setembro e 10 de outubro. Com 20 questões objetivas, a prova foi elaborada pelo Impa e será aplicada nas escolas inscritas. O estudante terá 1h30 minutos para resolvê-la. O modelo de organização foi testado com sucesso em agosto, pelo município de Nova Iguaçu (RJ). O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4; e 5; anos do fundamental. As questões privilegiam o raciocínio lógico e a criatividade.

A 1; OBMEP Nível A têm apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas

A OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e promover inclusão social. Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da matemática, identificar talentos e promover inclusão social.


- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

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