Ensino_EducacaoBasica

Inscrição de novos alunos na rede pública termina às 23h59 desta quarta

Responsáveis que não realizarem o processo terão de aguardar o remanejamento e correm risco de enfrentar filas no início do ano que vem

Thiago Melo*
postado em 31/10/2018 06:00
Responsáveis que não realizarem o processo terão de aguardar o remanejamento e correm risco de enfrentar filas no início do ano que vem
Hoje é o último dia para inscrição de novos alunos na rede pública de ensino do Distrito Federal. O registro na educação infantil e no ensinos fundamental e médio pode ser feito on-line até as 23h59. Responsáveis que não realizarem o processo terão de aguardar o remanejamento e correm risco de enfrentar filas no início do ano que vem. Até ontem, a Secretaria de Educação havia recebido 32.238 inscrições.

Para fazer o registro on-line, é necessário que o aluno tenha CPF. Durante a inscrição, será preciso informar dados pessoais, como nome completo, série pretendida e o CEP residencial ou do trabalho do estudante ou dos responsáveis. Assim, a secretaria selecionará uma escola mais próxima do endereço informado.
[SAIBAMAIS]
Alunos da rede pública que não desejam mudar de escola têm a renovação da matrícula automática. Os responsáveis só precisam atualizar alguns dados cadastrais, como endereço e telefone. Já para os que desejam estudar em outra unidade de ensino, os prazos são diferentes. Até 1; de novembro, os responsáveis precisam avisar a própria escola sobre o interesse na mudança de instituição e aguardar até janeiro, quando a secretaria realiza o remanejamento, de acordo com o número de vagas disponíveis.

;Nós movimentamos anualmente 470 mil alunos em todo o DF que já fazem parte da rede pública e mais os que chegam, então é de grande importância que responsáveis cumpram os prazos de matrícula e remanejamento para que todos sejam atendidos;, reforça Raphaella Cantarino, diretora de Acompanhamento da Oferta Educacional da SEDF. O resultado do deve estar disponível a partir de 20 de dezembro, no site www.se.df.gov.br. Depois disso, é necessário efetivar a matrícula na própria unidade de ensino.

Andreia Rodrigues, 43 anos, sabe bem como é sofrido ter que aguardar na fila por uma vaga na escola. A dona de casa tem duas filhas que estudam na rede pública do DF. ;Eu não tinha condições de levá-la e trazê-la todos os dias da escola que ofereceram (no início do ano), então fui para a frente da escola mais próxima para tentar vaga. Eu fiquei sentada numa cadeira e minha filha mais velha revezava comigo para não perdermos o lugar;, conta. Hoje, Jéssica Eloisa, 14, cursa o 9; ano no Centro de Ensino Fundamental 28, no Sol Nascente, e Millena Evelyn, 5, vai para o 2; ano na Escola Classe 38, no P Norte. No próximo ano, as duas vão continuar nas mesmas escolas.

Jovens e adultos


As inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também terminam hoje. A única diferença com relação ao ensino regular é que, no ato da matrícula on-line, os próprios estudantes podem indicar duas escolas onde desejam estudar. Também é necessário informar a série em que parou os estudos.

* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação