TCC sobre educação domiciliar vira livro e será lançado neste sábado (10)

"Os porquês da educação domiciliar no Brasil", de Alan Rios, é um livro-reportagem que trata do homeschooling no país, abordando lados positivos e negativos do modelo de ensino

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/11/2018 18:08 / atualizado em 07/11/2018 19:58

Um dos temas mais comentados no campo educacional em 2018 foi a educação domiciliar, a prática de dar ensino aos filhos fora do âmbito da escola. Segundo especialistas, o chamado homeschooling deve serguir como alvo de muitas polêmicas, pois pode inspirar uma lei no país, que ainda não possui legislação específica para o modelo de ensino. Pensando nisso, um aluno de jornalismo resolveu escrever um livro-reportagem sobre o assunto como seu produto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Católica de Brasília (UCB). A ideia era fazer publicar no formato digital, mas uma editora se interessou pela obra e vai lançá-lo fisicamente.
 
 
 

“Eu entrevistei duas famílias, uma que aplica e defende a educação domiciliar, e outra que defende a educação tradicional, dentro da escola, e critica o homeschooling. Com isso, o leitor pode conhecer melhor cada um desses métodos e formar uma visão mais ampla sobre esses dois modelos de ensino”, conta Alan Rios. 

Tema ganha força

 
A obra é dividida em nove capítulos, que começam explanando a educação no Brasil para, em seguida, entrar nas profundidades do assunto complexo e levantar reflexões. Questões como a socialização do jovem fora da escola, o bullying e os bloqueios constitucionais do modelo são abordados ao longo das páginas. Descrevendo a rotina diária das famílias e os motivos que as fizeram optar por escolarizações opostas, o autor promove discussões que vão desde as questões psicossociais do ensino até os contextos culturais, econômicos e históricos que ajudaram a educação domiciliar crescer 136% no Brasil em dois anos. A importância da discussão do tema foi refletida até mesmo no Superior Tribunal Federal (STF).

Em setembro deste ano, o STF discutiu-se o homeschooling era amparado pela Constituição Federal. Apesar do parecer negativo, para a maioria dos ministros presentes na decisão o Brasil ainda pode regulamentar a prática nos próximos anos, a partir da aprovação uma lei específica sobre esse modelo de ensino. O tema também ganha força com a renovação do Congresso Nacional, que receberá, em 2019, vários parlamentares que já declararam o apoio à educação domiciliar.

O livro será lançado pela editora Art Letras, no dia 10 de novembro, na Livraria Sebinho. No coquetel de lançamento, Alan Rios e sua orientadora do TCC, Renata Giraldi - gerente de Redação da Agência Brasil de Comunicação (EBC) - comentarão sobre a obra. “Ao longo do processo de produção desse livro, o Alan se viu no fio da navalha entre pender para um lado e outro, mas conseguiu com um equilíbrio profissional, bom senso raro e apuração profunda elaborar um trabalho que busca mostrar argumentos dos defensores, críticos e daqueles que se veem divididos diante da controvérsia”, contou Renata.

Lançamento

 
Jornalista e escritor, Alan Rios é filho de professores e encontrou na comunicação os meios para se relacionar com a área da educação. Foi um dos autores da obra “Educomunicação – Sua imagem está na tela”, na qual registrou resultados da sua experiência como pesquisador de iniciação científica. Fora da academia, aprofundou o texto jornalístico no Correio Braziliense, produzindo matérias para a Revista do Correio durante seu último ano de graduação e atuando como repórter especial da editoria de Cidades logo após o término da graduação até o presente momento.
 
 

Serviço
Coquetel de lançamento “Os porquês da educação domiciliar no Brasil”

Local: Sebinho Livraria Café e Bistrô, 406 Norte
Data: 10 de novembro de 2018
Hora: 18h30 às 21h30