Ensino_EducacaoBasica

Paraná aprova primeiro currículo em consonância com a BNCC

Elaboração do documento será voltada para a educação infantil e fundamental

Eu, Estudante
postado em 23/11/2018 15:40
O Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou, nesta quinta-feira (22), o primeiro currículo estadual para educação infantil e ensino fundamental tendo base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência.
print do site do  Conselho Estadual de Educação do Paraná

O documento foi elaborado ao longo dos últimos meses em regime de colaboração entre o estado e os municípios paranaenses e contou com apoio técnico do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC).

O presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Oscar Alves, ressaltou a importância da aprovação do referencial curricular para o avanço na educação e lembrou a parceria feita entre as redes de ensino, escolas, órgãos envolvidos e a sociedade.

Segundo ele, o conselho estadual recebeu mais de 75 mil contribuições nas audiências públicas, de forma coletiva e democrática, o que foi determinante para a aprovação do documento.

Para elaboração do documento, o estado designou uma equipe técnica, responsável pela elaboração da primeira versão do currículo. O documento foi levada a debate público por meio de fóruns e pela internet, além de audiências e discussões em escolas com professores e gestores de educação. As sugestões foram analisadas e grande parte delas incorporadas ou utilizadas para modificações e adequações no texto que, posteriormente, seguiu para o Conselho Estadual de Educação do Paraná, órgão que aprovou o texto final.

A elaboração dos currículos nos estados corresponde à primeira etapa da implementação da BNCC da educação infantil e ensino fundamental, homologada em dezembro de 2017. Para o segundo momento está objetivada a formação dos professores e diretores, revisão dos projetos pedagógicos das escolas e elaboração de material de apoio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação