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MEC lança Programa Escola do Adolescente

A iniciativa foca nos estudantes dos últimos anos do ensino fundamental

Eu, Estudante
postado em 27/11/2018 18:12

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (27) o Programa Escola do Adolescente, que irá desenvolver ações direcionadas às turmas do 6; ao 9; ano do ensino fundamental. O objetivo é promover a melhoria da aprendizagem, combatendo a repetência e o abandono nos anos finais do ensino fundamental.

O programa fornecerá instrumentos e estratégias de escuta do adolescente, nas suas características e interesses, e torna a escola mais próxima dessa fase

Na primeira etapa do programa, a previsão é de que 13 mil escolas sejam atendidas. Aproximadamente 1,5 milhão de estudantes podem ser beneficiados, de acordo com o Mec. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil, aponta que, nesses anos, 45% das escolas não alcançaram as metas estabelecidas em 2017. De cada 100 alunos, apenas cinco concluem a formação com aprendizado adequado em língua portuguesa e três, em matemática. Os índices de insucesso dos estudantes (reprovação e abandono) atingem 14,5% na rede pública.

O programa fornecerá instrumentos e estratégias de escuta do adolescente, nas suas características e interesses, e torna a escola mais próxima dessa fase. Alinhado com o que propõem os novos currículos de estados e municípios, o Programa Escola do Adolescente vai atender a todas as redes e escolas públicas, por meio de uma plataforma com as ferramentas de gestão e estratégias formativas para gestores e professores. O processo será por adesão tendo dois momentos: o primeiro para as secretarias de educação, em dezembro ; para estados e municípios ; e o segundo para as escolas. Qualquer escola cuja rede aderir vai poder participar do projeto.

As ações focam na construção de metodologias de ensino mais atrativas aos adolescentes e que permitam um ensino de melhor qualidade. Por meio de uma plataforma digital, o programa vai oferecer formação e apoio técnico aos professores e gestores escolares. A plataforma apoiará a gestão das secretarias e das escolas na elaboração e implementação de um plano de ação e na revisão curricular para uma instituição mais conectada com o adolescente. Para facilitar, será fornecido um diagnóstico detalhado que considera a análise histórica de avanços e/ou retrocessos da escola no Ideb, proficiência e fluxo escolar.

Para complementar, a plataforma fornecerá instrumentos para realização de avaliações diagnósticas em língua portuguesa e matemática junto aos estudantes dos anos finais. Também estarão disponíveis instrumentos de escuta da percepção que os estudantes têm sobre o ambiente escolar e uma área de compartilhamento de boas práticas.

Todo o processo será mediado e acompanhado por uma plataforma digital, em que as redes de ensino, no ambiente virtual de aprendizagem do MEC, poderão customizar os cursos e adequá-los ao diagnóstico e à expectativa da rede. Tais ações visam, juntamente com esses aspectos, apoiar a escola e os professores no desenvolvimento das dez competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

O período de adesão terá início em 10 de dezembro para as secretarias que, ao formalizarem o ingresso no programa, liberam o acesso para que as escolas o façam na sequência.

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