Ensino_EducacaoBasica

O Brasil no PAS

Severino Francisco
postado em 13/12/2018 11:26

Achei excelente o tema da redação proposta pelo PAS no exame realizado, no domingo, na Universidade de Brasília: os fatos do passado brasileiro que não podem se repetir no futuro. Meu Deus, quantas tragédias políticas, sociais, culturais e esportivas seriam evitadas. Visão crítica sobre a história brasileira é tudo que nos falta.
Caderno Sucata da primeira etapa do Subprograma 2018
Gostei tanto do tema que resolvi fazer a minha lista pessoal de erros históricos. Vamos lá.


1) A escravidão. É importante reiterar que o Brasil foi o último país do mundo a liberar o trabalho escravo, em 1888. Joaquim Nabuco, o grande líder da emancipação dos negros, afirmou que o problema não era abolir a escravidão; o problema era desfazer a obra da escravidão.

2) A distribuição da Terra. Ao indagar por que o Brasil fracassou como nação, Darcy Ribeiro observa que a colonização dos Estados Unidos começou 100 anos depois da nossa, mas eles foram adiante. Por quê? Porque eles distribuíram, democraticamente, pequenas propriedades para granjeiros enquanto o Brasil optou pelos grandes latifúndios concentrados nas mãos dos mais ricos.

3) A miscigenação como um fator de inferiorização do povo brasileiro. Mesmo depois da faxina que Gilberto Freyre fez na cabeça da intelectualidade brasileira, mostrando que a miscigenação é riqueza étnica e cultural, o preconceito persiste.

4) A ditadura militar de 1964. Embora os militares sejam patriotas, esse foi um momento triste e traumático da história brasileira, marcado pela supressão dos direitos civis, a tortura e a censura. A liberdade é sagrada e intocável.

5) Perder de 7 x 1 para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014. Meu Deus do céu, que pesadelo! Quando o Brasil levou 1 x 0, o Felipão devia ter substituído três, mudado o esquema e virado o jogo.

6) A música breganeja e o funk carioca. A primeira é de uma pobreza musical e poética constrangedoras. O segundo tem um ritmo pulsante, mas com letras que estimulam a prostituição infantil ou juvenil. É algo que me provoca náuseas.

7) As desigualdades sociais. O Brasil foi um dos países mais ricos do mundo durante os ciclos do açúcar, do ouro e do café. Houve avanços com a democracia, mas o país ainda figura entre os 10 países mais desiguais do mundo.

8) Votar em políticos corruptos ou que usam os partidos como balcões de negócios.

9) O desinvestimento em educação. Esse aspecto explica o fracasso de todos os outros: ;Eu acho que não houve fracasso algum nesta matéria, mesmo porque o principal requisito de sobrevivência e de hegemonia da classe dominante que temos era precisamente manter o povo xucro;, contesta Darcy Ribeiro. Enquanto as universidades do mundo hispano-americano foram criadas a partir de 1550, no Brasil a primeira universidade só aparece em 1923, no Rio de Janeiro, a Universidade do Brasil.

Com a palavra, o mestre Darcy Ribeiro: ;Nos dias em que a Argentina, o Chile e o Uruguai generalizavam a educação primária dentro do espírito de formar cidadãos para edificar a nação, naquelas eras, o nosso sábio Pedro (Dom Pedro) criava duas únicas instituições: o Instituto de Surdos e Mudos, e o Instituto Imperial dos Cegos;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação