Ensino_EducacaoBasica

Papai Noel faz a alegria de Mateus

Darcianne Diogo*
postado em 15/12/2018 14:10
Portador de deficiência múltipla, Mateus Silva, 12 anos, voltou para casa ontem mais feliz. Ele recebeu a visita do Papai Noel em sala de aula, na Escola Classe Incra 7 de Brazlândia. Ganhou uma cadeira de rodas nova, moderna e confortável. Graças à iniciativa da professora Tarciana Barbosa, que junto com um grupo de quatro médicos adotarem a cartinha do menino, por meio do projeto de Natal dos Correios. A professora Tarciana também mantém um grupo há dois anos de campanhas solidárias, o qual tem por nome "Junta tudo e vem ajudar." A iniciativa que partiu dela e da amiga Juliana Paiva, ajuda pessoas desde 2013.
O estudante de 12 anos recebeu o presente do Papai Noel, por meio da campanha dos Correios
;Quando nós chegamos para buscar as cartas, a dele estava em cima da pilha. Li, me emocionei e pensei: ;Nossa, quem me dera!’. Eu sou professora de um dos filhos dos médicos, então dei a ideia para ver se aceitavam. Eu tinha esperança, coloquei sabendo que era algo difícil de alcançar, mas eles adoraram a cartinha e foi muito comovente. Comecei a chorar;, contou a professora.

Nascido no Piauí, Mateus veio para Brasília em 2016, sem nunca ter frequentado uma escola. ;A mãe tinha muitos receios de deixar ele estudar. Ela ficava com medo de ele sofrer na sala de aula;, explicou a diretora do Incra 7, Cristiane Milani. A equipe da escola convenceu a mãe de Mateus a deixá-lo estudar. Após três anos na instituição, o corpo docente decifra em apenas uma palavra a trajetória do aluno: desenvolvimento. ;O que salta aos olhos é a interação que ele tem com as outras crianças. A socialização dele fez toda diferença, porque ele era uma criança que apenas ficava em casa e brincava só com a prima;, ressalta a vice-diretora, Rosilene Meneses.

Como Mateus tem dificuldade em falar e escrever, uma monitora escreveu a cartinha dele. A cadeira de rodas antiga de Mateus era pequena para ele. ;Essa nova cadeira é anatômica, inclina, tem encosto, cinto de segurança e é muito mais confortável;, ressalta a vice-diretora. O estudante ainda ganhou um conjunto de brinquedos que auxilia no desenvolvimento motor e cognitivo.

Evento


Esta é segunda vez que a Escola Classe Incra 7 é contemplada pelo projeto dos Correios. A primeira foi em 2015. A instituição tem 200 alunos matriculados do 1; ao 5; ano. Do total, 123 enviaram cartinhas com pedidos ao Papai Noel. ;Tem um aluno nosso, por exemplo, que vai ganhar uma bicicleta nova. Quando o pai dá uma bicicleta para o filho, geralmente é usada. Para essa criança, ela pode ser utilizada como meio de locomoção de casa para escola, não apenas como diversão;, comentou Cristiane Milani. A entrega dos presentes será realizada na próxima quarta-feira, em uma festa que também vai marcar o encerramento do ano letivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação