Inep divulga o desempenho das escolas no Enem

Os microdados revelam a média total obtida pelos alunos no exame entre 2005 e 2015

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/12/2018 18:48 / atualizado em 21/12/2018 11:11

O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (20) o desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2005 a 2015. Esta é a primeira vez os microdados do exame nacional são divulgados. O levantamento contempla 11 edições do exame, nas quais foram calculadas as médias das escolas com participação de pelo menos 10 estudantes.
 
Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
 
 
Os microdados contemplam a média total e as médias separadas de ciências humanas, de ciências da natureza, de linguagens e códigos, de matemática e de redação, além de dados da escola (taxa de rendimento, porte do estabelecimento, formação dos profesores).  A última edição do Enem por Escola foi em 2015. De acordo com o Inep, o uso inadequado dos resultados pela imprensa, como ranquear a qualidade de ensino, foi o motivo para a descontinuação.
 
O Inep também divulgou a média total e separadas de cada uma das provas objetivas e da prova de redação, além de dados da escola, médias e indicadores. Nos dados de participação é possível ter acesso ao número de alunos matriculados no ensino médio, quantidade de estudantes que realizaram o Enem e taxa de participação. 

Indicadores

 
A base de dados também apresenta os indicadores para anos específicos. Nesse espaço, são disponibilizados números como o Indicador de Nível Socioeconômico da escola (INSE), que serve para descrever o nível socioeconômico das escolas. Para isso, criou-se seis grupo,, de forma que o grupo 1 congrega instituições com INSE médio mais baixo e o grupo 6, com mais alto. que serve para descrever o nível socioeconômico das escolas.
 
Há também o indicador de adequação da formação docente da escola para lecionar no ensino médio. Além disso, o levantamento indica a taxa de permanência do aluno na escola, taxa de aprovação, reprovação e abandono.

Como posso acessar os dados?

Os arquivos que compõem os Microdados do Enem por Escola estão disponíveis para consulta no Portal do Inep. O documento também está disponível para download por meio do link.
 
Os dados são disponibilizados em formato “.csv” (formato de arquivo que contém valores separados por delimitador com ponto e vírgula) e os inputs para a leitura desses arquivos foram elaborados utilizando os softwares SAS e SPSS. Os inputs trazem a possibilidade de carregar os rótulos juntamente com os dados, o que facilita o seu manuseio pelo usuário, ao tornar sua utilização mais intuitiva e imediata. Isso não dispensa, entretanto, a consulta ao Dicionário de variáveis para obter uma compreensão mais completa da organização do banco de dados e da própria estrutura dos instrumentos utilizados. Se o usuário desejar, poderá não usar os inputs para abrir a base, pois o formato “.csv” também foi adotado por facilitar a leitura dos arquivos, independentemente do software estatístico utilizado. Para melhor orientar sobre os dados também foram incluídos: dicionário da base de dados e as notas técnicas de cada edição do Enem por escola. O dicionário está disponibilizado em formato “.ods” e as notas em formato “.doc”, para atender à política de dados abertos.
 
Estagiária sob supervisão de Ana Sá*