Ensino_EducacaoBasica

Inep divulga resultados finais do Censo Escolar no Diário Oficial da União

O documento disponibiliza o número de matrículas presenciais nas diversas modalidades de ensino. No DF, há mais de 800 mil alunos matriculados, espalhados por creches, pré-escola, ensino fundamental, médio e EJA

Darcianne Diogo*
postado em 21/12/2018 14:55
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU), os dados coletados pelo Censo Escolar 2018. A publicação atende uma das determinações da Portaria n; 316/2007, na qual diz que o Inep deve publicar os resultados finais do Censo Escolar para cumprir a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O documento disponibiliza o número de matrículas de diversas modalidades de ensino
Para fins de distribuição dos recursos do Fundo serão consideradas exclusivamente as matrículas presenciais efetivas. Dessa forma, na publicação do DOU constam somente as matrículas presenciais das escolas públicas das redes municipais e estaduais, urbanas e rurais, em tempo parcial e integral das modalidades de ensino: regular, infantil, fundamental, médio, educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A divulgação dos resultados finais do Censo Escolar com todas as redes de ensino e com os microdados está prevista para 31 de janeiro de 2019. No documento do DOU, publicado hoje (21) é possível conferir também a data em que será divulgada as Sinopses Estatísticas da Educação Básica. As Sinopses apresentam levantamentos referentes a estabelecimento, matrícula, função docente, movimento e rendimento escolas, para as diferentes modalidades de ensino. A mesma está prevista para 28 de fevereiro de 2019.

Números do DF

No Distrito Federal há mais de 800 mil alunos matriculados, espalhados por creches, pré-escola, ensino fundamental (anos iniciais e finais), médio e EJA, das redes estaduais e municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral.

Matriculados em creche há 1.736 crianças, sendo 1.078 em período parcial e 658 integral. Na pré-escola são 84.700 alunos, sendo maior parte deles em período parcial (83.440) e 1.260 no integral. Os anos iniciais, entretanto, é a modalidade de ensino onde consta o maior número de estudantes matriculados (288.742), sendo que 262.572 estudam em período parcial e 26.170 no integral.
No DF há mais de 800 mil alunos matriculados
A matrícula nos anos finais fica em segundo lugar com 246.282 alunos, do qual 232.454 estão em período parcial e 13.828 integral. Já no ensino médio há 156.960 jovens, onde apenas 5.760 frequentam o período integral. No EJA há 86.122 estudantes, sendo que 48.248 fazem o ensino fundamental, ou seja, há mais alunos do que os que estão matriculados em período integral dos anos iniciais e finais da educação básica.

Na educação especial, um dado que chama atenção é a baixa frequência de estudantes que frequentam o período integral na escola. No total, são 28.814 estudantes efetivamente matriculados, sendo 70 em creche, 1.816 na pré-escola, 11.288 nos anos iniciais, 8.308 nos anos finais, 4.336 no ensino médio e 2.996 no EJA (fundamental e médio). Desse total, apenas 1.374 fazem o período integral.

Processo de coleta

A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas, dentro do sistema Educacenso. A primeira etapa consiste no preenchimento da ;Matrícula Inicial;, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a ;Situação do Aluno;, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

Após a coleta da 1; etapa do Censo Escolar, referentes à Matrícula Inicial, os dados informados são consolidados e publicados preliminarmente no Diário Oficial da União. Com a publicação preliminar o sistema Educacenso é reaberto durante 30 dias para as alterações cabíveis. Finalizado o período de retificações de dados, as informações são validadas e confirmadas para publicação, de maneira definitiva, no DOU.

Acesse os resultados finais
do Censo Escolar 2018.



*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação