Eu, Estudante
postado em 28/12/2018 17:46
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou novo texto multimídia com os principais resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017. O objetivo do texto multimídia é apresentar os resultados das avaliações da educação básica em um formato ilustrativo, didático envolvendo documentários, gráficos, ilustrações, infográficos e animações.
A intenção do Inep é que mais pessoas possam se apropriar dos resultados e se aprofundar nos documentos. Com isso, o Instituto busca ampliar o alcance dos resultados de seu trabalho e oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, como também para a produção de análises e estudos.
Em agosto deste ano, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica/Avaliação Nacional de Alfabetização (Saeb/ANA) 2016 ganharam essa apresentação diferenciada, com uma linguagem visual e didática que apresenta a realidade da alfabetização brasileira a professores, diretores, gestores educacionais e à população interessada no tema.
Os resultados
Os números divulgados correspondem ao desempenho de 2017 de estudantes do 5; e 9; ano do ensino fundamental e do 3; ano do ensino médio, em provas de matemática e de língua portuguesa. Na classificação geral dos estudantes, estabelecida em médias de 0 a 9, o pior desempenho está no ensino médio, com nível 2 nas duas disciplinas, enquanto a melhor ficou entre os jovens do 5; ano. O nível é considerado adequado a partir de 7. As médias dos alunos do Distrito Federal estão entre as 10 melhores do país em todas as turmas e disciplinas, mas a desigualdade de aprendizagem, levando em consideração as diferenças socioeconômicas entre alunos, chega a picos de 101 pontos, a maior do país. A unidade da Federação que apresenta a menor diferença entre escolas com níveis socioeconômicos diferentes é o Ceará, no caso do ensino fundamental. No ensino médio, quem se destaca é Pernambuco. Mais de 5,4 milhões de estudantes fizeram as provas do Saeb.