O novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, anunciou nesta quarta-feira (2), em cerimônia de transmissão de cargo, os sete novos secretários que irão compor o organograma do Ministério da Educação (MEC) em sua gestão. São eles: Luiz Antonio Tozi (Secretaria Executiva), Mauro Rabelo (Secretaria de Educação Superior ; Sesu), Alexsandro Ferreira de Souza (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica ; Setec), Marco Antônio Barroso (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior ; Seres), Tânia Leme de Almeida (Secretaria de Educação Básica ; SEB), Bernardo Goytacazes de Araújo (Secretaria de Modalidades Especiais de Educação), e Carlos Francisco de Paula Nadalim (Secretaria de Alfabetização).
Para as autarquias federais vinculadas ao MEC, foram anunciados: Anderson Ribeiro Correia (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ; Capes), Carlos Alberto Decotelli da Silva (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ; FNDE), Marcos Vinícius Rodrigues (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ; Inep), e o general Oswaldo de Jesus Ferreira (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ; EBSERH).
Durante a cerimônia, o ministro da Educação também destacou quais serão as diretrizes à frente da pasta. Segundo ele, a prioridade será a educação básica, com o desenvolvimento de políticas públicas de combate, principalmente, ao analfabetismo. Ele disse ainda que fortalecerá a educação em creches e escolas, de jovens e adultos, na educação especial de pessoas portadores de deficiências e na gestão das escolas, para que os estudantes concluam seus estudos no devido tempo.